Se você sonha em trabalhar no mercado de alimentação, compreender as diversas áreas da gastronomia é o primeiro passo para trilhar sua carreira. Da cozinha ao salão, há profissões para diferentes perfis e talentos.
Neste conteúdo, você conhecerá detalhes essenciais de algumas profissões dentro da gastronomia consideradas clássicas. É hora de saber quais são as atribuições de cada uma, as possibilidades de especialização, os locais de atuação e a hierarquia da área.
Como a atuação na área da gastronomia é estruturada?
Cozinhar é uma atividade dinâmica e desafiadora, pois sempre existe uma nova técnica a ser dominada e outros níveis de complexidade a serem alcançados. Portanto, a formação profissional de quem atua na cozinha é uma trajetória que pode levar uma vida toda e, nesse processo, os conhecimentos são testados e aprimorados diariamente.
Quem deseja trabalhar em uma das áreas da gastronomia e entrar no mercado de trabalho rapidamente pode começar pelos níveis mais básicos, como o de auxiliar. Depois, com a devida formação, pode avançar até chegar ao cargo de chef de cozinha, especialista ou não.
Para evitar a desorganização, uma equipe de cozinha tem funções bem definidas. Há várias posições e atribuições possíveis, que podem ser aplicadas conforme o tamanho e o estilo da operação.
Além da variedade de funções, a atuação não se restringe aos tradicionais restaurantes. Então, quem faz gastronomia pode trabalhar em quê? Conheça algumas opções:
- hotéis, resorts, clubes particulares e spas;
- padarias e cafés;
- restaurantes de empresas/grupos;
- fornecimento institucional de refeições (em escolas, hospitais, linhas aéreas, empresas e instituições públicas);
- serviços de bufê (do planejamento de eventos de alto padrão a menus menores e mais informais);
- serviços particulares em festas, casamentos, coquetéis e eventos;
- serviços de refeições em casa (delivery);
- supermercados que vendem refeições prontas.
Conheça as principais possibilidades de atuação na área e saiba por onde começar
A gastronomia envolve profissões que lidam com qualidade dos processos e atendimento a clientes, além do preparo de alimentos. As principais atuações estão listadas abaixo, e ainda há outras possibilidades de especializações.

1) Chef de cozinha
Também chamado de chef executivo, esse profissional atua em uma das melhores áreas na Gastronomia. Para ocupar esse cargo, a pessoa precisa ter um curso superior na área, já que é responsável por todas as operações em uma cozinha, incluindo:
- desenvolvimento dos pratos do menu, harmonização de ingredientes, temperos, métodos de preparo e apresentação;
- encaminhamento dos pedidos;
- supervisão das praças;
- gerência desde o processo da compra do alimento até a chegada dele à mesa de cada cliente.
Por isso, a postura profissional é fundamental: além de dominar todas as técnicas, é necessário ter habilidades de liderança e trabalho em equipe, suportar pressões comuns das áreas da gastronomia, resolver conflitos e ter disposição para ensinar e aprender todos os dias.
Em algumas cozinhas maiores, há o cargo de sous-chef, que responde ao chef e tem supervisão durante o preparo e entrega dos pratos. Com essa experiência, o sous-chef também pode substituir a chefia durante a ausência, conforme necessário.
2) Cozinheiro/cozinheira
É a pessoa subordinada a chefs de cozinha e sous-chefs, mas que está acima de auxiliares e copeiros. Em grandes restaurantes, atua na cozinha liderando ilhas de produção específicas. Em estabelecimentos menores, tende a ocupar o primeiro lugar na hierarquia. Para as duas atuações, é preciso ter conhecimentos em:
- pratos básicos e clássicos;
- conceitos e boas práticas de logística;
- técnicas de cocção e cortes;
- técnicas de congelamento;
- higiene e manipulação de alimentos;
- tecnologia de equipamentos na área de serviços de alimentação.
3) Auxiliar de cozinha
Entre as profissões da gastronomia, está a figura de auxiliar de cozinha, responsável por preparar o posto de trabalho para quem está cozinhando, executar a prévia higienização de alimentos e alguns tipos de cocção, organizar o ambiente e o estoque, entre outras atividades.
4) Copeiro/copeira
Esse é o menor nível hierárquico em uma cozinha, mas tem uma importância fundamental em todo o processo. Essa pessoa trabalha com a limpeza de pisos, paredes, bancadas, fogões, coifas, maquinários e utensílios em geral, garantindo a integridade e a higiene dos alimentos.
5) Chef de confeitaria
É quem produz todo o tipo de sobremesas. Para exercer esse cargo, é necessário ter uma formação específica. Essa é uma das áreas da gastronomia que mais requer habilidade manual, dedicação, talento e criatividade, e pode ser desdobrada nas seguintes áreas de especialização:
- confiseur: prepara balas e petit-fours;
- boulanger: prepara massas sem açúcar, para pães e pãezinhos;
- glacier: prepara sobremesas frias e congeladas, como sorvetes;
- décorateur: prepara pratos com finalização delicada e bolos especiais;
- chocolatier: domina técnicas de temperagem de chocolates e bombons.

6) Chef de padaria
Para trabalhar na produção de pães, é preciso passar por uma especialização e muitos treinos. Normalmente, as jornadas de trabalho ocorrem no período da madrugada.
O mercado da confeitaria e da panificação
Frequentemente, as praças de confeitaria e padaria ficam separadas da cozinha quente por vários motivos. Muitas sobremesas e pães doces devem ser preparados em um ambiente fresco, e a separação evita que cremes, sorvetes e massas absorvam o aroma de assados, grelhados e refogados.
Atualmente, tem ocorrido uma rápida expansão dessas áreas e a amplitude de possibilidades no mercado tem se aquecido. Os cargos oferecem a possibilidade de satisfação em uma indústria desafiadora e em constante atualização. Para quem quer saber como é trabalhar na gastronomia, vale lembrar que as rotinas podem ser intensas, como em hotéis e restaurantes grandes.
7) Nutricionista e técnico/técnica em nutrição
A nutrição faz parte do dia a dia das cozinhas profissionais para garantir a qualidade, o valor nutricional e a segurança das refeições. Para isso, nutricionistas verificam o cumprimento das normas de vigilância, os cuidados com os utensílios e equipamentos e a composição do menu, equilibrando os ingredientes e as porções.
Essa função pode ser exercida por profissionais com graduação ou de nível técnico, dependendo da exigência do estabelecimento. Na prática, a formação técnica permite realizar atividades mais operacionais, cuidando dos processos e das pessoas. Já quem tem ensino superior completo na área atua em atividades de planejamento, gestão e controle.
8) Maître
Se você ainda não sabe o que é maître de restaurante, não há segredo: é a pessoa responsável pelo gerenciamento do trabalho no salão. Toda a equipe desse setor é subordinada a ela. Ao dominar todas as técnicas de serviços, ela acumula responsabilidades e funções como:
- treinar e liderar equipes;
- fazer escalas e distribuir tarefas;
- manter a disciplina e o cumprimento das normas;
- supervisionar a apresentação, a limpeza dos uniformes, a técnica de mise en place e a qualidade do atendimento e do serviço;
- coordenar o atendimento e a recepção de clientes;
- supervisionar a seleção de vinhos e bebidas;
- trabalhar em sintonia com o chef para determinar o menu.
9) Sommelier/sommelière
O sommelier é uma pessoa especialista em bebidas, que também pode sugerir harmonizações com pratos e alimentos. É responsável por fazer a curadoria das cartas de bebidas em restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas e organizar a manutenção, a limpeza e a gestão de estoque.
10) Bartender
Também atende pelo cargo de mixologista. É responsável pela elaboração de coquetéis e drinks em restaurantes, bares, hotéis e festas particulares. O cargo exige conhecimento sobre os principais processos de produção de bebidas alcoólicas, as características de cada destilado, as técnicas de mistura e dosagem e os métodos de preparo.
11) Barista
Baristas são especialistas no preparo de bebidas à base de café e nas técnicas de vaporização do leite e decoração, conhecida como latte art. Conhecimentos sobre torra e moagem correta dos grãos e criação de blends e bebidas especiais também são atribuições desse cargo.
Para exercer o trabalho, é preciso estudar os diferentes métodos de extração e preparo, como em máquinas de espresso, prensa francesa, cafeteira italiana, Aeropress, Hario V60, entre outros.
12) Garçom/garçonete
Responsáveis por atender o público, servir as mesas, limpá-las e garantir o arranjo com equilíbrio e alinhamento. Para tais funções, a pessoa deve conhecer as técnicas de serviços de salas, desde o layout até a técnica de mise en place das mesas.
13) Recepcionista
É quem recepciona cada cliente, faz o primeiro contato e o atendimento. Todas as pessoas devem ser recebidas e acomodadas confortavelmente, para que a primeira impressão do restaurante e do serviço seja a melhor possível.
Planeje sua carreira no Senac!
Gostou de conhecer diferentes áreas da gastronomia? Se você tem interesse nelas e quer entrar no mercado de trabalho, pense em seus objetivos, pontos fortes e fracos para descobrir a carreira mais indicada para o seu perfil.
Todas as profissões requerem estudo contínuo para que você se mantenha atualizado e ganhe uma posição competitiva.
Portanto, não deixe de conhecer o curso de Tecnologia em Gastronomia do Senac e as modalidades livres para outras especializações!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO