Sabia que existem diferentes áreas da nutrição? A alimentação saudável está em alta e, consequentemente, as pessoas precisam de orientação profissional para equilibrar a dieta e manter a saúde em dia.
Esse contexto traz uma série de possibilidades para quem opta por um curso superior nessa especialidade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nutricionistas não prescrevem apenas dietas para emagrecimento, mas têm à disposição outras áreas da nutrição para trabalhar.
Esse grupo de profissionais é crucial para a promoção da saúde e a prevenção de doenças por meio da alimentação. Sendo assim, a nutrição clínica é apenas uma das possibilidades para quem deseja trabalhar nessa área.
A seguir, confira oito oportunidades e fique por dentro desse mercado de trabalho.
Como posso atuar em uma das áreas da nutrição?
Existem várias áreas da nutrição em alta e outras menos conhecidas, mas que oferecem possibilidades igualmente promissoras de carreira para quem escolhe a faculdade de Nutrição como curso.
1) Nutrição clínica
Uma das áreas de atuação da nutrição mais tradicionais é o atendimento clínico. Nele, é feito o estudo das demandas de pacientes para elaborar e orientar uma alimentação específica. Esse grupo de profissionais pode trabalhar em clínicas ou abrir o próprio negócio, além de dar consultorias, palestras e cursos.
Profissionais de nutrição clínica pensam em um cardápio saudável e, ao mesmo, prazeroso para o paciente. O desafio é fazer uma proposta alimentar atrativa e condizente com o estilo de vida da pessoa, que faça sentido para ela.
2) Alimentação e nutrição hospitalar
Nutricionistas também elaboram cardápios e orientam a equipe de cozinhas industriais de hospitais e clínicas de saúde. Esse trabalho pede um conhecimento específico sobre as necessidades de pacientes, de acordo com enfermidades, internações, processos cirúrgicos e tratamentos.

3) Nutrição em saúde coletiva
No setor público, nutricionistas também podem atuar no atendimento a comunidades, escolas, asilos, unidades básicas de saúde e em equipes multiprofissionais de programas da saúde da família, entre outros.
São avaliadas as necessidades de alimentação e as carências nutricionais de cada pessoa ou grupo. Também são indicados os alimentos mais adequados para supri-las. Esse tipo de atuação tem como objetivo de diminuir os problemas de saúde pública, como desnutrição e outras doenças.
4) Alimentação coletiva
Muitas empresas precisam de profissionais da nutrição integrando equipes e criando cardápios. Existem oportunidades em restaurantes, empresas, hotéis, pousadas, SPAs, clínicas de serviços de bem-estar e beleza, navios, entre outros lugares onde há produção de refeições.
5) Nutrição esportiva
A prática de esportes com orientação e acompanhamento nutricional também tem crescido. Vale destacar que ela não está presente só na rotina de atletas de alta performance, mas também nas academias de todos os tamanhos.
Aliás, nessa área, a demanda por profissionais de nutrição é grande e tem aumentado. Para ter bons resultados em qualquer modalidade esportiva, um plano alimentar bem adaptado aos treinos faz toda a diferença.

6) Indústria de alimentos
Entre as áreas da nutrição, a indústria de alimentos também se destaca. As demandas estão relacionadas à produção de produtos. Esse trabalho também é amplo e inclui:
- escolha e a análise de matérias-primas;
- exigências e adequações da rotulagem nutricional;
- verificação das condições higiênico-sanitárias das fábricas;
- testes na cozinha experimental para analisar como o alimento pode ser consumido;
- atendimento a dúvidas de consumidores sobre o produto.
7) Marketing em nutrição
Nesse setor, há profissionais que atuam na divulgação de produtos, trabalhando com itens bem específicos e fórmulas modificadas, como leites especiais para dietas com determinados fins. Há também nutricionistas que atuam com promoção comercial, fazendo a divulgação desses produtos para pessoas ou empresas.
8) Nutricosméticos
Você já ouviu falar em nutricosméticos? Essa é uma das áreas da nutrição pouco conhecidas por ser um segmento novo que vem despontando no mercado. Esses produtos são, na verdade, alimentos que ajudam no tratamento estético. Eles atuam no organismo estimulando a produção de colágeno, elastina e outros nutrientes.
A inovação está exatamente aí: os nutricosméticos são consumidos, e não aplicados na pele, como um chá com determinado fim estético. E essa atuação profissional caminha lado a lado com a área de pesquisa científica.
Planeje o seu futuro com o Senac!
Agora que você sabe quais são as áreas da nutrição e conhece algumas das oportunidades desta profissão, comece a planejar o seu futuro com o Senac São Paulo. Esse mercado é abrangente e cheio de perspectivas!
Aproveite as possibilidades na área e conheça o bacharelado em nutrição do Senac.
Confira também as nossas bolsas e descontos especiais!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO