Você sabia que investir nas certificações em tecnologia é um ótimo caminho para dar um upgrade na sua carreira?
Estar sempre em dia com o mercado, atualizando conhecimentos, é um importante diferencial em muitas áreas de atuação.
Algumas, porém, são tão dinâmicas que a busca por aprendizado e aperfeiçoamento constante é quase uma necessidade básica. O mercado de TI é um exemplo disso.
Em um cenário de expansão, obter uma ou mais certificações pode levar profissionais de TI a alçar voos mais altos e, sobretudo, conquistar a oportunidade dos sonhos.
Por que investir nas certificações em tecnologia? Confira 5 razões!
Investir no conhecimento a partir de certificações dá um up no seu currículo.
A certificação é um documento com a função de atestar a proficiência de profissionais em uma determinada tecnolgia ou produto da área de TI.
Em outras palavras, estes profissionais precisam passar por uma ou mais provas e, com a aprovação, obtêm um certificado comprovando seu conhecimento sobre o assunto.
Geralmente, o certificado é emitido pela própria empresa que desenvolve e mantém a tecnologia em questão.
E então, quer entender por que as certificações são tão importantes para os profissionais de TI?
Confira algumas razões para investir neste tipo de formação:
Quem deseja avançar na área de TI, necessariamente precisa estar em constante atualização. Em seguida, explicamos os motivos.
1. Melhorar o currículo
Destacar-se em meio à multidão de pessoas buscando oportunidades no mercado é uma das principais razões que levam profissionais a obter certificações.
Essa diferenciação do currículo pode gerar mais visibilidade em um processo seletivo. Entre pessoas que se candidatam com e sem o documento, é bem provável que profissionais com certificação tenham mais chances de conseguir uma vaga de trabalho.
De forma geral, as empresas enxergam a certificação com bons olhos não apenas pelo conhecimento técnico que atesta. Mas também porque indica tratar-se de profissionais com comprometimento e interesse em seu próprio desenvolvimento.
2. Adquirir conhecimentos práticos
A conquista de uma certificação não é simples: demanda muito tempo de estudo e dedicação. Muitas vezes, o foco pode ser apenas passar na prova.
Porém, todo conhecimento adquirido ao longo desse processo resulta em profissionais com melhor preparo para lidar com os desafios. Definitivamente, eles estarão presentes no dia a dia de trabalho.
Seja em um curso ou aprendendo por conta própria, geralmente o estudo para as provas é estruturado e orientado por tópicos requisitados pela própria certificação.
3. Aumentar o salário
Profissionais com certificação têm mais valor de mercado e, com isso, mais chances de garantir uma boa remuneração.
Embora esta não seja uma regra, algumas empresas pagam salários maiores para quem tem a certificação no comparativo à colegas colegas sem o documento.
4. Crescer na carreira
Se a ideia é conseguir uma promoção, as certificações podem ajudar nesse upgrade da carreira. Um exemplo: profissionais na categoria júnior, ao obter uma certificação, eventualmente recebem uma promoção para a categoria pleno.
5. Facilitar a contratação
Aqui, o benefício é para as empresas. Quando quem se candidata tem certificações condizentes com as necessidades da vaga e da empresa, o processo de contratação é simplificado.
Isso porque, a princípio, não será preciso testar sua capacidade técnica profissional. Afinal, a certificações em tecnologia fazem justamente esse papel.
Qualquer pessoa pode buscar certificações em TI?
A formação e a prática na área são fundamentais para conquistar melhores posições.
É preciso avaliar cada uma delas. Algumas certificações em tecnologia não têm nenhum pré-requisito, basta passar na prova.
Outras exigem que a pessoa tenha também algum conhecimento prévio ou atue há algum tempo na área.
Ainda assim, existem formações com pré-requisitos. Isto é, profissionais precisam ter uma determinada certificação antes de buscar a próxima.
As certificações Linux LPI, por exemplo, têm três níveis e devem ser obtidas em sequência. Ou seja, não dá para conseguir a LPIC2 sem ter a LPIC1.
Preparação para as provas
O nível de exigência costuma ser alto. Para obter a aprovação em uma certificação, profissionais precisam de muita dedicação aos estudos.
Mas, qual o tempo de preparação? Isso varia. Algumas provas demandam poucas semanas de estudo, enquanto outras levam mais de um ano de preparação diária. O roteiro de estudos pode incluir:
- Leitura de textos e livros;
- Práticas de codificação ou configurações em máquina;
- Simulados periódicos para avaliar o nível de conhecimento;
- Cursos presenciais específicos para a certificação desejada (ministrados por centros educacionais credenciados pelas empresas desenvolvedoras).
Além de tempo, há um outro tipo de investimento bastante significativo: dinheiro. As certificações, de forma geral, custam caro.
Você sabia? Nem todas as certificações permitem uma segunda chance caso a pessoa não seja aprovada na primeira tentativa. Portanto, para não sair no prejuízo, é importante investir em uma boa preparação.
Graduação ou certificação?
Essa dúvida é bastante comum. Sempre vale analisar cada situação individualmente, mas, de forma geral, ambas têm sua importância.
As certificações em tecnologia são complementares à graduação.
O curso superior tem foco nos alicerces da TI, como teoria computacional, padrões de desenvolvimento, arquiteturas e plataformas, métodos de pesquisa e projetos.
Por outro lado, não se aprofunda em tecnologias e produtos usados no mercado - uma lacuna preenchida pelas certificações.
Certificações mais reconhecidas pelo mercado

Procurar por instituições autorizadas é o melhor caminho para obter certificações seguras na área.
Estima-se que, até hoje, tenham sido criadas mais de 1.900 certificações em diferentes áreas de TI. Porém, apenas uma parte delas é relevante no mercado - geralmente as oferecidas pelas grandes empresas como Cisco, Furukawa, Microsoft, Oracle, Linux, PMI, etc.
Por fim, uma dica: antes de escolher em que certificação investir, pesquise o que está em alta no mercado dentro da sua área de atuação.
Afinal, com uma formação mais completa, seu currículo será bem-visto e aumentam suas chances de conquistar ótimas oportunidades!
Certifique-se! E boa sorte na sua trajetória.
Conheça os cursos de Certificações em Tecnologia do Senac!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO