Destacar-se nas áreas da logística é um grande desafio tanto para quem pretende iniciar uma nova carreira quanto para quem já trabalha no setor. Uma boa alternativa é começar a desenvolver algumas competências essenciais para o segmento, aprimorando-se em diferentes possibilidades de atuação.
Além disso, também é importante saber quais são as áreas da logística para escolher aquela que mais combina com o seu perfil profissional. Continue a leitura e fique por dentro de tudo que há no mercado!
Por dentro da área de logística
A área de logística está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Pense um pouco na sua rotina: para ir trabalhar ou estudar, você planeja o horário adequado para sair de casa, certo?
Provavelmente, também avalia qual é o meio de transporte mais rápido e mais econômico para essa locomoção. Além disso, organiza como e onde vai guardar o material que utilizará durante o dia.
Outra situação bastante comum hoje em dia: fazer compras pela internet. Já parou para pensar como o produto de uma empresa, que fica a quilômetros de distância, chega tão rápido à sua casa? Ou como o estoque de uma loja é reposto constantemente para que todos os itens estejam sempre disponíveis?
Essa é a magia do comércio eletrônico: une a comodidade, a rapidez e o baixo custo para satisfazer clientes. Tudo isso só acontece graças ao eficiente trabalho do setor de logística. Demais, não é mesmo? Toda essa programação, as etapas e os procedimentos são fluxos logísticos!

O que fazem as áreas da logística?
Como você já pode imaginar, a logística, em linhas gerais, é responsável por monitorar todo o fluxo de transporte de produtos e as informações relacionadas (pedidos, quantidade, estoque etc.). Ela oferece as melhores soluções para que a mercadoria chegue ao destino rapidamente com o menor custo.
Resumindo: a logística tem que entender quais são as necessidades de cada cliente e atuar com eficiência, diminuindo possíveis impactos ou prejuízos. Alguns aspectos administrados pelo setor são:
- momento em que uma mercadoria deve ser produzida;
- escolha da embalagem mais adequada;
- seleção do transporte e das formas de armazenamento mais eficientes;
- definição dos fornecedores;
- determinação das tecnologias necessárias em cada etapa.
Para promover um gerenciamento inteligente, ocorre uma integração entre as áreas da logística. Profissionais desses setores precisam conhecer cada etapa do processo produtivo e participar de decisões estratégicas da empresa, trabalhando em conjunto com outros times. O resultado disso tudo são serviços eficientes, satisfação de clientes e negócios competitivos, bem-sucedidos e duradouros.
Sabia que esse segmento não está presente apenas em grandes empresas e indústrias? Essa organização de processos existe em todos os negócios: desde o controle do estoque de medicamentos em um hospital até o sistema de entrega de uma pequena pizzaria de bairro.
Apesar de parecer que as áreas são de caráter operacional, elas têm um papel estratégico para o bom funcionamento de qualquer empresa. Essa evolução exige que o profissional de logística desenvolva competências para se dar bem na carreira. Confira, a seguir, alguns setores da logística:
Estoque
Essa área prioriza a organização dos produtos da empresa para que eles estejam disponíveis para as demandas dos clientes. É preciso observar as entradas e as saídas, priorizando o equilíbrio da quantidade de itens. Além disso, é necessário manter um contato constante com os fornecedores.
O grande desafio da estocagem é colocar em prática um sistema de gestão eficiente, que reduza erros de contagem e alerte as reposições. A administração inteligente desse setor evita tanto a quantidade insuficiente de itens quanto a superlotação.
Transporte
O transporte da logística cuida da distribuição dos produtos em rotas otimizadas. Os veículos precisam estar com a manutenção em dia. Profissionais que trabalham neste setor realizam o acompanhamento detalhado das entregas, mantendo os prazos estabelecidos aos clientes, mas também considerando qualidade e redução de custos.
Supply Chain Management
A cadeia de suprimentos é uma das principais áreas da logística por cuidar das parcerias e do relacionamento com fornecedores e transportadoras. O grande desafio desse setor é a integração dos processos internos e externos da produção e da distribuição.
Armazenagem
Ainda que muitos pensem que essa área é igual ao estoque, elas têm diferenças. Profissionais desse setor têm atividades voltadas para a conservação dos produtos, facilitando o manuseio durante a distribuição e o transporte. Para isso, é preciso selecionar o local em que os itens são mantidos, o equipamento para a movimentação de cargas e as formas de embalamento e etiquetagem.
Processamento de pedidos
Como o próprio nome indica, essa etapa diz respeito à compra dos produtos. Profissionais desse setor acompanham todas as etapas: recebimento, confirmação, preparo do pedido e saída para entrega. Com tantos passos, os responsáveis devem ser ágeis e eficientes, tendo como apoio os sistemas de informações com registro, acompanhamento e gestão de ordens.
Informação
Com tantos processos detalhados, uma das áreas da logística que vem se destacando é a que cuida de todas as informações. Nesse caso, o processamento e armazenamento dos dados exige uma equipe de profissionais atualizados, que acompanham as novas tecnologias e usam ferramentas confiáveis e automatizadas.
Conheça 5 competências para ter destaque em logística
Além do conhecimento técnico sobre o setor logístico e os conceitos de outras áreas (como administração e economia), é necessário desenvolver algumas habilidades para atuar no segmento. Isso pode impulsionar sua carreira em todo o processo. Veja quais são essas competências a seguir.
1) Pensar na estratégia do negócio
Quem atua nas áreas da logística precisa saber avaliar os pontos positivos e negativos do negócio, além de conhecer bem a concorrência, atualizando-se constantemente. Assim, é possível analisar o mercado, prever cenários e evitar decisões equivocadas para elaborar estratégias que façam a diferença.
2) Compreender toda a empresa, e não apenas um setor
Quem é capaz de identificar não só os problemas, mas também as boas oportunidades, ganha destaque na área. Por isso, é importante ter uma visão geral da empresa, acompanhando tudo o que acontece, já que a rotina de outros departamentos pode interferir diretamente no trabalho do setor de logística.
Com essa compreensão ampliada dos processos, você consegue criar soluções para melhorar processos e reduzir os custos sem comprometer o cumprimento de metas e prazos.
3) Desenvolver uma visão global (logística internacional)
Empresas de diferentes ramos relacionam-se com organizações estrangeiras, seja para vender, seja para comprar produtos ou matérias-primas. Para atuar com esse público adequadamente, quem trabalha com logística precisa ter fluência em um segundo idioma (inglês, no mínimo) e capacidade de adaptação a diferentes culturas.
Mas, atenção! A importância da visão global vai além da comunicação. É preciso entender como funcionam o mercado internacional e os fluxos de importação e exportação. Com essas informações valiosas, será possível avaliar o impacto das transações nos negócios em relação a custos, riscos, prazos, aspectos legais etc.
4) Ter dinamismo e capacidade de adaptação
Por mais que haja planejamento e organização, a área de logística é muito dinâmica, estando sujeita a mudanças a todo momento. Portanto, ter agilidade e disposição para trabalhar sob pressão faz toda a diferença para quem atua no ramo.
5) Ser um bom líder e ter boa comunicação
Por intermediar o contato entre todos os envolvidos (setores internos, empresas terceirizadas, fornecedores e clientes), o profissional de logística precisa ter senso de liderança. Mais que isso, necessita comunicar-se com clareza para repassar tarefas, resolver conflitos, promover o bom relacionamento e estimular o trabalho em equipe.

Como se preparar para trabalhar na área de logística?
Agora que você já conhece algumas competências das áreas da logística, é importante destacar: o setor absorve profissionais com diferentes formações (administração de empresas, comércio exterior e engenharia de produção, por exemplo).
Contudo, vale destacar que há cursos livres, técnicos, tecnológicos e especializações mais focados para quem deseja atuar na área. Cada formação pode direcionar a atuação para um dos segmentos. Entre as possibilidades, estão os cursos de:
- administração de armazenagem;
- administração de operações logísticas;
- administração e planejamento da produção;
- compras e administração de materiais;
- gestão de estoques;
- gestão de frotas;
- logística integrada;
- roteirização de cargas.
A ampla variedade de cursos faz com que as possibilidades de atuação aumentem. Logo, você pode iniciar em um setor e depois migrar para outros com melhores oportunidades. O mercado de trabalho também tem vagas em:
- suprimentos/compras;
- gestão de estoque;
- seguro de cargas;
- produção;
- comércio exterior;
- recebimento;
- expedição;
- conferência de produtos.
Outras dicas para crescer na carreira
Se você deseja conquistar novas oportunidades e ir mais longe na carreira, pode seguir alguns caminhos. O que acha de fazer uma especialização? Essa formação pode ser na própria área de logística ou em temas relacionados, como gestão de pessoas, gerenciamento de projetos ou até cursos de liderança.
Aprender outro idioma também é uma possibilidade para impulsionar sua carreira. Isso destaca o seu perfil no mercado de trabalho, facilitando o dia a dia. Geralmente, saber inglês ou espanhol é o básico. Para ter um diferencial, é preciso investir em uma terceira língua.
Para completar, também é importante aprofundar os conhecimentos tecnológicos, já que a logística anda lado a lado com a tecnologia. A dica é ficar por dentro das tendências de ferramentas e sistemas, como o Excel aplicado a processos logísticos.
Sustentabilidade
Pensar em uma logística mais sustentável é outro diferencial! A preocupação com o meio ambiente também está presente nos processos da área. Cada vez mais, é preciso colocar em prática a logística reversa, prática definida por lei que cobra ações socioambientais das empresas.
Atualmente, há uma cobrança maior principalmente quanto à responsabilidade da logística sobre o destino dos resíduos sólidos e o reaproveitamento de matérias-primas nos ciclos produtivos.
Especialize-se para ter destaque nas áreas da logística!
E aí, gostou das áreas da logística e das possibilidades que elas proporcionam para a sua carreira profissional?
Se você deseja seguir nesse ramo, é hora de começar a estudar, desenvolvendo as competências esperadas pelo mercado. Conheça os cursos livres da área de Logística do Senac São Paulo e matricule-se na próxima turma!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO