Se você gosta de jogos, se interessa por desafios e está sempre antenado nas novidades tecnológicas, a área de criação de games pode ser uma ótima escolha profissional.
Segundo a Pesquisa Game Brasil, o nosso país é o 13º maior produtor de jogos do mundo. A participação brasileira no mercado não para de crescer, e vários games produzidos por aqui estão sendo exportados para outros países.
Isso aumenta a demanda por profissionais capacitados que saibam como criar um jogo de qualidade. Dentro desse processo, há diversas áreas e possibilidades. Quer conhecer algumas delas? Continue a leitura para saber mais!
Criação de games: oportunidades para construir uma carreira
De acordo com um levantamento realizado pela Newzoo ¿ consultoria especializada em jogos digitais ¿, o Brasil concentra 3% dos gamers de todo o mundo. Além disso, o país está entre os 10 maiores mercados de games, gerando uma receita total de aproximadamente US$2,6 bilhões ao ano.
Como você pôde perceber pelos dados promissores, esse mercado está em constante crescimento. Isso significa que há cada vez mais oportunidades de trabalho na área de criação de jogos.
Confira algumas das funções envolvidas na elaboração de um game e as possibilidades de carreiras em jogos digitais:
- design de games (cria as regras e ideias do jogo);
- programação (transforma as ideias em códigos);
- arte gráfica (cuida da parte visual);
- produção musical (desenvolve a trilha sonora);
- gerenciamento (gerencia equipes, prazos e orçamento);
- teste (avalia a jogabilidade e procura erros);
- redação (corrige falhas na história e escreve materiais de divulgação);
- tradução (adapta jogos de língua estrangeira).
Qual é o perfil profissional para se dar bem na área de criação de games?
Para trabalhar na área de criação de games, não basta gostar de jogos eletrônicos e novas tecnologias. Uma carreira de sucesso exige algumas qualidades essenciais, como:
- boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe. Independentemente do porte da empresa, é preciso trocar ideias, explicar e documentar os processos de produção;
- criatividade e curiosidade;
- capacidade para lidar com sugestões e críticas (de colegas, do público e da empresa contratante);
- interesse por estudar e acompanhar as novidades tecnológicas do setor.
Outro diferencial para se destacar nesse mercado é ter conhecimentos em mais de uma área envolvida no processo de desenvolvimento. Exemplo: um designer de games que tenha noções básicas de lógica de programação de jogos é um profissional com possibilidades de atuação mais amplas.
Saiba que essa multidisciplinaridade não só facilita a interação com mais profissionais nas etapas do processo, como também pode fazer toda a diferença para o sucesso de um projeto em estúdios menores e em produções independentes.

Onde encontrar oportunidades de trabalho na criação de games?
Com a expansão do mercado nacional, as possibilidades de trabalhar com criação de games aumentaram muito. Segundo a pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, realizada pela ABRAGames, existem mais de mil estúdios de desenvolvimento de jogos no país.
De forma geral, você pode atuar em alguns setores:
- estúdios de desenvolvimento de jogos;
- agências de publicidade;
- projetos independentes, disponibilizando games em lojas de aplicativos.
No Brasil, boa parte do mercado de games se concentra em São Paulo. Acesse a lista completa de empresas do setor na página da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (ABRAGames).
Jogos eletrônicos utilizados em diferentes áreas
Além dos jogos criados para diversão, há outros campos que se beneficiam da tecnologia dos games. Acompanhe alguns exemplos a seguir.
Os jogos sérios (ou serious games) desempenham um papel importante em diferentes contextos, principalmente em treinamentos, para facilitar o processo de aprendizagem. Neles, as pessoas são estimuladas a acessar conteúdos de forma bem mais descontraída e interativa do que nos formatos tradicionais.
Os jogos sérios podem ser usados em diferentes contextos, como:
- educação (ferramenta de ensino, muito comum no ensino a distância);
- formações profissionais (treinamento de equipes);
- área da saúde (treinamento da equipe médica e de enfermagem e apoio a pacientes em processo de reabilitação motora);
- simulações (representação de atividades da vida real para militares e pilotos, por exemplo);
- ações de conscientização ou campanhas publicitárias.
Qual é a melhor formação na área de games?
Como você percebeu, quem trabalha na área de criação de games pode se especializar em diferentes fases da construção de um jogo eletrônico. Assim, a escolha por um curso específico depende do caminho que você pretende trilhar:
- desenvolvimento de sistemas (criação e programação);
- computação gráfica (modelagem para games, animação, produção ou pós-produção).
Há opções de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e livres para que estudantes adquiram os conhecimentos e desenvolvam as habilidades necessárias para cada função dentro do processo de desenvolvimento de um game.
Independentemente da sua trajetória de capacitação, siga uma regra simples: nunca pare de estudar, se atualizar e buscar novos conhecimentos. A área de tecnologia da informação é superdinâmica e exige dedicação e formação contínua de qualquer profissional.

Dicas para trabalhar com criação de jogos
Se você quer saber como funciona a criação de jogos, em primeiro lugar, pesquise sobre a produção de games. Alguns desenvolvedores falam sobre esse processo na internet.
Quando já tiver uma boa ideia da atuação profissional, é importante participar de eventos do segmento, como a BGS - Brasil Game Show, o BIG Festival - Best International Games Festival e o SBGames - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.
Esses eventos são ótimas oportunidades para conhecer quem já trabalha na área e os desafios que essa turma enfrenta no dia a dia, além de começar seu networking com pessoas do setor de desenvolvimento de jogos.
Conte com o Senac para planejar a sua carreira na criação de games
Viu como a área de criação de games é ampla e cheia de oportunidades? Você pode trabalhar com design, programação, criação de histórias e muito mais! Possibilidades não faltam para diferentes perfis profissionais. Conheça os cursos da área de Games do Senac São Paulo e inscreva-se no processo de ingresso!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO