Se você está se preparando para o vestibular, é essencial compreender a estrutura do processo seletivo e direcionar os estudos para cada etapa das provas. As dicas de redação para o Enem, por exemplo, facilitam a preparação para essa temida fase da vida dos estudantes.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado em dois dias. A prova contempla questões de múltipla escolha e uma produção textual, a qual tem um peso significativo na nota. A redação do Enem vale 1.000 pontos e sua avaliação é feita a partir de competências como:
domínio da escrita formal;
compreensão do tema;
abordagem em um texto dissertativo-argumentativo;
defesa argumentativa de um ponto de vista;
conhecimento em mecanismos linguísticos na argumentação;
elaboração de uma proposta de intervenção.
Com tantos detalhes avaliados, os candidatos procuram ajuda de professores e outros estudantes que já fizeram o vestibular ou estão na graduação. Pensando nisso, preparamos dez dicas de redação para o Enem, que podem ampliar suas chances de ir bem nessa etapa tão importante do processo seletivo.
Como melhorar o desempenho na redação do Enem?
1) Invista tempo na preparação para a redação
O segredo para uma boa nota na redação do Enem é a preparação. Não deixe para treinar a escrita somente no mês da prova. Há muitas técnicas a serem dominadas e elas levam tempo. O ideal é que essa etapa esteja presente em pelo menos um dia do cronograma de estudo na semana.
Além de praticar, escrevendo conteúdo no formato cobrado pelo exame, é essencial ler notícias e obras literárias para ter conhecimentos multidisciplinares. A leitura dá base para uma boa argumentação com elementos criativos, contextualizados e com senso crítico.
2) Treine ao máximo
Como o ditado diz, a prática leva à perfeição. Se você quer saber como fazer uma boa redação, invista tempo e esforço nos treinos e simulados. Use os temas anteriores para criar seus textos e cronometre o processo, considerando o tempo permitido no exame.
Releia suas produções textuais ao longo dos meses para se autoavaliar e até mesmo identificar novas abordagens. Se possível, peça para seus professores e colegas lerem os conteúdos para identificar falhas e sugerir aprimoramentos.
3) Busque exemplos reais
Outra dica de como estudar para redação é a leitura de produções de estudantes que tiveram ótimos resultados. Você pode conferir os textos que conquistaram nota 1.000 em portais de notícia ou no site do Ministério da Educação (MEC), por exemplo. Inspire-se neles para ter ideias e identificar diferentes abordagens e argumentações.
4) Planeje o texto previamente
Uma das principais dicas de redação para o Enem é: organize suas ideias para otimizar o tempo de prova. Antes de começar a escrever, liste os tópicos a serem abordados, garantindo um direcionamento assertivo sem esquecer nada importante. Caso opte por fazer um rascunho, seja ágil na escrita para transcrever tudo na versão oficial.

5) Conheça a estrutura do texto
O texto dissertativo-argumentativo deve ser feito em uma ordem coerente com começo, meio e fim. A estrutura de uma redação deve, portanto, apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja o que cada seção deve conter:
introdução: apresentação do tema com informações que despertam interesse;
desenvolvimento: argumentação do posicionamento defendido por meio de informações, citações e exemplos;
conclusão: fechamento com reforço de posicionamento, sugestão de solução e uma reflexão sobre o tema.
6) Faça contextualizações
A contextualização é um dos diferenciais na abordagem dos temas do Enem. Para se destacar em termos de conhecimento e raciocínio lógico, cite dados, obras literárias, filmes, autores relevantes para o assunto e até mesmo experiências reais.
7) Crie uma conclusão impactante
O final da redação pode ser uma carta na manga, deixando o leitor e o avaliador surpresos com as reflexões valiosas. Utilize frases de efeito impactantes e faça propostas de intervenção que respeitem os direitos humanos. Não se esqueça de retomar o ponto de vista defendido ao longo do texto para não deixar pontas soltas!
8) Produza um texto fluido
A leitura da redação é mais fácil quando o texto tem conectivos, como conjunções, pronomes relativos e preposições. Eles servem para unir as ideias, tornando a escrita fluida. Aproveite as aulas de gramática para aprender a utilizá-los.
9) Foque na objetividade
A redação do Enem pode ter, no máximo, 30 linhas. Preze pela objetividade para abordar suas ideias ¿ não se preocupe em se estender apenas para completar o espaço. Isso, na verdade, pode levar à repetição de argumentos e à incoerência.
10) Releia o texto
Reserve alguns minutos para ler a redação novamente, conferindo se: todos os argumentos foram trabalhados adequadamente, possíveis erros gramaticais para corrigir, alguma ideia está repetida etc.

Use sua nota do Enem para estudar no Senac São Paulo!
Gostou das dicas de redação para o Enem? Deixamos uma para o final: você pode usar a sua nota do exame no vestibular do Senac!
Dependendo da pontuação, é possível aproveitar um desconto nas mensalidades do curso durante toda a formação. Legal, né? Conheça os diferentes cursos de ensino superior e inscreva-se!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO