Sabia que fazer uma faculdade não é a única maneira de ter uma profissão e conquistar uma vaga no mundo do trabalho? O Ensino Médio Técnico, por exemplo, é uma ótima possibilidade de aliar a educação básica a uma formação técnica e profissional.
Além da preparação para a próxima etapa da vida, essa combinação do ensino médio com o curso técnico também possibilita que estudantes experimentem uma carreira antes de começar um curso superior.
Continue a leitura e fique por dentro do funcionamento, modalidades e vantagens de investir no ensino médio técnico!
Afinal, o que é Ensino Médio Técnico?
O Ensino Médio Técnico é a combinação articulada da Formação Geral Básica (FGB) do ensino médio regular com um itinerário de Formação Técnica e Profissional, que tem como objetivo a continuidade dos estudos e a preparação para o trabalho.
Ou seja, essa modalidade de ensino contribui para a formação cidadã de estudantes, proporcionando o desenvolvimento das competências profissionais e pessoais necessárias para o exercício profissional em carreiras que exigem habilitação de nível médio.
Mas, antes de decidir, é importante saber que existem duas formas de fazer o ensino médio aliado ao curso técnico:
- Concomitante (simultânea): ao mesmo tempo em que cursa o ensino médio regular em uma escola, o estudante também faz um curso técnico em outra instituição.
- Integrado: o ensino médio regular e o curso técnico são feitos ao mesmo tempo, com uma única matrícula em uma mesma escola.
Seja qual for o formato de ensino técnico escolhido, apenas quem concluiu o ensino médio pode receber o diploma de um curso técnico. |

Como funciona o Ensino Médio Técnico?
Para entender como funciona o ensino médio técnico, é preciso compreender que a Formação Geral Básica (FGB) do novo ensino médio, reúne as competências e habilidades obrigatórias previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A FGB estabelece que, ao longo dos três anos do ensino médio, as escolas promovam a aprendizagem dos seguintes conteúdos:
- Linguagens e suas tecnologias (português, inglês, artes e educação física);
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química);
- Ciências humanas e sociais aplicadas (filosofia, geografia, história e sociologia).
Além desse conteúdo obrigatório, o Ensino Médio Técnico desenvolve e integra competências e habilidades de uma formação técnica e profissional.
Quem procura o ensino médio técnico?
Em geral, a busca pelo Ensino Médio Técnico é feita pelos próprios estudantes que estão prestes a iniciar essa etapa da vida escolar, embora pais e responsáveis também costumem participar dessa importante decisão. A escolha pela formação se dá por diversas razões, entre elas:
- desejo de trabalhar em oportunidades de estágio ou como jovem aprendiz;
- conhecer melhor uma área de estudos antes de decidir por uma faculdade;
- ter uma profissão e entrar mais cedo no mundo do trabalho.
Nos últimos anos, tem sido frequente ouvir de jovens que o ensino médio parece um tempo perdido durante sua formação, ¿atrasando¿ o futuro que desejam vivenciar.
Não à toa, um estudo recente do IBGE revelou que, em 2023, mais de 9 milhões de jovens entre 14 e 29 anos, não completaram o ensino médio. A falta de estímulo para seguir estudando está entre as principais justificativas do público analisado.
Diante desse cenário, o Ensino Médio Técnico surge como um incentivo para a permanência de estudantes na escola.
Afinal, a oportunidade de vivenciar uma profissão nessa fase da vida é uma grande vantagem, assim como a possibilidade de conquistar autonomia financeira ao entrar no mundo do trabalho.
Além disso, a formação técnica cumpre outro papel: o de desenvolver o senso de responsabilidade e contribuir para o amadurecimento dos jovens nessa fase da vida.

Educação integral ou Educação em tempo integral?
Apesar dos nomes serem muito semelhantes, ensino em tempo integral e ensino integrado são conceitos bem diferentes.
A educação em tempo integral se refere ao período de realização do curso: possui carga horária mais extensa, ou seja, as aulas ocorram em dois turnos.
Durante a Educação Básica (Educação infantil, ensinos fundamental e médio), é comum o tempo integral que contempla os períodos da manhã e tarde.
Já no Ensino Médio Técnico, com articulação e integração entre as duas formações, os estudantes desenvolvem competências de ambas em um único curso.
Ao final de três anos, conquistam o certificado de conclusão do ensino médio e um diploma de profissional técnico.
No Senac, o Ensino Médio Técnico é oferecido em um único período. Isso permite aos estudantes buscarem por experiências profissionais em oportunidades de estágio ou como aprendizes em programas de aprendizagem.
Aposte na formação técnica com o Senac São Paulo!
Além do ensino médio técnico, também existe a opção de fazer um curso de formação técnica tradicional. Para esta modalidade, qualquer pessoa com o ensino médio, cursando a partir do 2º ano ou completo, pode se matricular.
Se você ainda está no ensino médio e o tempo de formação não é um problema, os cursos técnicos do Senac podem ser iniciados de forma simultânea, com duração média de um ano e meio. Mas, atenção para a carga horária: nessa opção, dois turnos do seu dia serão ocupados com aulas!
Agora, se você quer conquistar o certificado do Ensino Médio e o diploma do Técnico ao concluir o 3º ano, o Senac São Paulo também tem a melhor opção para você: o Ensino Médio Técnico.
Acesse a página dos cursos de Ensino Médio Técnico do Senac e inscreva-se!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO