A vontade de ter um negócio está presente no coração de boa parte das pessoas. Para isso, é preciso ter uma preparação adequada, evitando os erros de empreendedores iniciantes. Ainda que sejam comuns, eles podem transformar esse sonho em um pesadelo.
E o receio não é à toa. Abrir uma empresa é mesmo um desafio, como mostra o levantamento do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV): ¿ dos negócios abertos no Brasil fecha as portas em até dois anos.
Mas, não desanime! Com uma boa dose de conhecimento e dedicação, é possível evitar ¿ ou ao menos diminuir ¿ os problemas que costumam atrapalhar a vida de quem decide trabalhar por conta própria. Para te ajudar, preparamos uma lista dos deslizes mais comuns do universo empreendedor. Assim, você se prepara para não cair nessas armadilhas!
Conheça os principais erros de quem empreende
É hora de conhecer os 7 erros de empreendedores mais frequentes para evitar cometê-los na administração da sua empresa, ou saber como solucioná-los quando, por algum deslize, surgirem.
1) Perder oportunidades de capacitação
Esse é um dos erros comuns de empreendedores que abrem uma empresa em pouco tempo e desejam apenas lucrar rapidamente. A falta de treinamento e capacitação pode gerar problemas nas diferentes áreas do negócio, colocando em risco o sucesso do empreendimento.
É essencial conhecer a área em que pretende atuar, identificando os pontos fortes e fracos dos concorrentes. Assim, é possível desenvolver estratégias assertivas e atuar onde os demais não têm autoridade, além de entregar o que o seu público-alvo precisa.
Mais que isso, é preciso dominar a gestão empresarial, entender sobre modelos de negócios, finanças, vendas, marketing e logística. Afinal, é preciso ter controle de cada processo da empresa para evitar a má administração de recursos e investimentos.
Lembre-se: teoria e prática andam juntas. Vale a pena investir em todo tipo de qualificação, desde cursos e treinamentos até a participação em eventos e atividades específicas para empreendedores. Aproveite todas as oportunidades de aprendizado para ampliar seus conhecimentos e criar novas conexões no mundo dos negócios.
2) Desvalorizar o planejamento
Muitos erros de um empreendedor de primeira viagem podem ser evitados com conhecimento técnico. Não basta confiar apenas na intuição; na carreira empreendedora, é fundamental combinar essa voz interna com a capacidade racional e as ferramentas adequadas para planejar, analisar e definir metas.
Já ouviu falar em plano de negócio? É por meio dele que o empreendedor se organiza, colocando no papel os objetivos da empresa e os passos para alcançá-los. Esse planejamento prévio diminui as incertezas, permitindo identificar possíveis falhas antes que elas aconteçam.
Os riscos sempre existirão no empreendedorismo. Logo, mapeá-los dá a segurança necessária para caminhar com foco e clareza sobre as dificuldades. Para que isso seja possível, é preciso desenvolver um plano bem-estruturado, atentando-se aos seguintes passos:
- fazer pesquisas de mercado;
- analisar a concorrência;
- definir metas para curto, médio e longo prazos;
- estabelecer os valores da empresa;
- avaliar os custos envolvidos (análise de viabilidade).

3) Ignorar a importância de desenvolver o perfil de empreendedor
Capacitação e planejamento só darão resultados se a atitude empreendedora fizer parte do seu dia a dia. Ao fortalecer algumas características essenciais como: liderança, proatividade, atitude positiva, persistência, autoconfiança e comprometimento com o negócio, já é possível evitar alguns erros de empreendedores iniciantes.
Com esse perfil empreendedor, é possível encontrar soluções para problemas que sequer aconteceram, isto é, antecipando situações potencialmente complicadas e identificando caminhos diante de falhas e dificuldades. Aliás, muitas oportunidades de negócio valiosas aparecem justamente em momentos difíceis.
4) Desconhecer a própria motivação
Pensar apenas no retorno financeiro pode comprometer o ânimo no dia a dia de quem empreende. É preciso ter motivação para persistir diante das dificuldades e dos momentos em que o negócio ainda está caminhando a passos lentos.
Portanto, reflita sobre os motivos que levam você a empreender, considerando os seguintes pontos: qual é o propósito do seu negócio? Que tipo de legado quer deixar? Como o empreendimento pode mudar a sua vida (para além de aspectos financeiros)? Tudo isso pode te ajudar a se manter firme em situações desafiadoras.
5) Manter-se inerte, sem inovar
Com tantos empreendimentos surgindo no mercado, é esperado que cada negócio seja inovador e tenha seus diferenciais para manter-se em destaque. Ainda assim, outro erro muito comum é oferecer produtos e serviços já saturados no mercado, enfrentando muitos concorrentes e tendo mais dificuldades para se sobressair.
Para evitar esse tipo de problema, procure soluções criativas dentro da área na qual deseja atuar a partir de uma pesquisa de mercado, observando o que os concorrentes não entregam ao público. Olhe, também, para o cenário internacional ¿ muitas vezes, ele está à frente, oferecendo novas tecnologias e possibilidades de inovação em diferentes segmentos.
6) Deixar a parte burocrática de lado
Entre os principais erros de um empreendedor, está a falta de atenção à burocracia nos processos de abertura e manutenção da empresa. Ao abrir um CNPJ, você passa a ter obrigações tributárias, como a declaração de imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e os seguintes pagamentos:
- contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL);
- contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS) ¿ embutida no Simples Nacional;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto Sobre Serviços (ISS).
Mas, atenção, a lista não para por aí! É fundamental conhecer todos os tributos para evitar irregularidades durante as atividades da sua empresa. Na ausência de pagamentos e das declarações obrigatórias, o CNPJ fica suspenso até que a correção dos débitos seja feita. Portanto, faça suas pesquisas e mantenha tudo no radar mensalmente!
7) Escolher mal as parcerias e ignorar críticas
"Amigos, amigos; negócios à parte", como diz o ditado popular. Nem sempre aquela pessoa querida é a melhor escolha na hora de definir uma parceria de negócio. Por isso, prepare-se para compor sociedade com quem:
- complemente suas habilidades e competências (não adianta ambos gostarem de vender e nenhum saber produzir, ou as duas pessoas serem craques em questões administrativas, mas terem dificuldades para lidar com clientes);
- tenha valores e foco similares aos seus;
- tenha a capacitação necessária para empreender.

Críticas construtivas
Receber críticas nem sempre é fácil. Entretanto, elas podem ser extremamente valiosas para o sucesso do negócio. Dê atenção para as opiniões e sugestões de fontes como:
- pessoas que empreendem e têm o mesmo perfil do seu negócio;
- possíveis clientes;
- consultores e especialistas de órgãos que incentivam o empreendedorismo (como o Sebrae).
Prepare-se para empreender com ajuda do Senac São Paulo!
Gostou de conhecer os principais erros de empreendedores iniciantes? Para aprender como evitar essas falhas em seu negócio, capacite-se com os cursos do Senac São Paulo. Nossas formações impulsionam você para administrar sua empresa e fazer uma gestão inteligente.
Lembre-se: fracassar em algo não faz de ninguém perdedor. Errar faz parte da vida e nos faz crescer, e não seria diferente no mundo dos negócios. Ao conhecer os desafios que mais atrapalham a jornada, você se prepara e aumenta suas chances de se dar bem. Boa sorte!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO