Conheça 5 fatos sobre áreas da enfermagem!

O ofício dos profissionais de enfermagem é essencial para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

A faculdade de enfermagem habilita pessoas a praticar a ciência do cuidado e a promover o bem-estar de pacientes.

Quem gosta de cuidar de pessoas e tem interesse em trabalhar com atenção e cuidado à saúde, pode apostar em uma das áreas da enfermagem!

Sempre em destaque no mercado de trabalho, a profissão ganhou ainda mais notoriedade após a pandemia de COVID-19, quando a demanda por profissionais formados aumentou exponencialmente em todo o mundo.

A enfermagem oferece diferentes possibilidades de atuação e envolve conhecimentos múltiplos. Se você se identifica e tem interesse em iniciar sua carreira na área, continue a leitura!
 

Àreas da Enfermagem: Conheça 5 fatos sobre o segmento

 

enfermeira fazendo curativo em paciente com a mão machucada
Profissionais de enfermagem são responsáveis pela ciência do cuidado no dia a dia de pacientes.

1. A ciência do cuidado

Mais do que cuidar de pacientes, profissionais de enfermagem são responsáveis por promover a qualidade de vida das pessoas. O cuidado e a manutenção da saúde são aspectos fundamentais da profissão.

A área também é conhecida como ciência do cuidado, ou seja, profissionais que se formam nela são responsáveis por ajudar pessoas a tomar as melhores decisões nos cuidados com a saúde. Essa é uma das principais atribuições da enfermagem.

É possível trabalhar em diferentes áreas da enfermagem. Para atuar em qualquer uma delas, o profissional deve desenvolver habilidades de observação e escuta, percepção de dificuldades e identificação de carências. Tudo isso é voltado para garantir o bem-estar geral de pacientes que recebem o atendimento. 

VOCÊ SABIA? 

Assim como muitas profissões na área da saúde, a enfermagem também tem um órgão responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades profissionais: o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Para atuar na profissão, após formados, estudantes da área precisam se registrar nos conselhos regionais. A medida é uma segurança para profissionais e pacientes, pois garante que as diretrizes de atuação profissional sejam seguidas com regularidade e responsabilidade. 

2. O que vou aprender na faculdade de enfermagem? 

Como uma especialidade de estudos da área da saúde, o curso de enfermagem tem metodologias próprias de ensino. A formação deve preparar estudantes para lidar com todas as situações e cenários para ajudar quem precisa de cuidados.

Da teoria à prática

No Senac São Paulo, ao longo dos quatro anos do Bacharelado em Enfermagem, estudantes adquirem conhecimento em sala de aula e o colocam em prática durante os estágios obrigatórios supervisionados. Todo o aprendizado do curso é desenvolvido para promover o atendimento humanizado e de qualidade.

Por se tratar de uma profissão centrada no cuidado com a qualidade de vida integral das pessoas, a faculdade prepara os estudantes para lidar, de forma geral, com todos os aspectos da saúde em diferentes áreas da enfermagem.

Logo, a graduação contempla unidades curriculares das áreas de humanidades, ciências exatas e biológicas. Veja alguns exemplos:

  • anatomia; 
  • fisiologia; 
  • patologia; 
  • farmacologia; 
  • políticas de saúde; 
  • processo de cuidado.

3. Equipe multidisciplinar 

Por estarem presentes na maioria dos atendimentos de cuidados com a saúde, enfermeiros costumam compor equipes multidisciplinares. Eles atuam em conjunto com outros profissionais da saúde para garantir o atendimento completo aos pacientes.

Equipes médicas, de psicologia, de cirurgia e até de assistência social são alguns exemplos de grupos profissionais que atuam junto a equipes de enfermagem no dia a dia.

4. Habilidades de profissionais da área 

Assim como todas as profissões, a enfermagem envolve algumas habilidades fundamentais a serem desenvolvidas por profissionais. São elas que garantem a excelência no atendimento da área.

Diferentemente das funções de auxiliar e técnico da área, o bacharel em enfermagem tem maiores responsabilidades durante a atuação profissional. A graduação oferece grau máximo de autoridade na equipe.

Por conta disso, é essencial que os enfermeiros desenvolvam visão crítica, empatia e saibam trabalhar em equipe, com isso se capacitam para oferecer um atendimento humanizado a todos os seus pacientes. Confira mais algumas habilidades desse grupo de profissionais:

  • tranquilidade para lidar com a pressão de tomadas de decisão rápidas; 
  • calma para atender pacientes e se comunicar com acompanhantes; 
  • senso de responsabilidade para lidar com a autonomia das próprias funções; 
  • comprometimento com a liderança e assistência da equipe; 
  • empatia para identificar situações complexas. 
     

Todas essas habilidades são treinadas e desenvolvidas ao longo do curso de enfermagem, especialmente durante os estágios obrigatórios.
 

grupo de estudantes de enfermagem vestidos de jalecos azuis olhando para a frente
Auxiliares e técnicos de enfermgem são orientados por enfermeiros graduados na área.

5. Mercado de trabalho  

A formação generalista da faculdade permite que profissionais da área atuem em diversas linhas de cuidado ao paciente dentro do mercado de trabalho de enfermagem.

Contudo, é comum que, após a formação, profissionais continuem estudando para se especializar em uma ou mais áreas de atuação. A seguir, confira algumas opções de onde a enfermagem pode atuar.

Enfermagem hospitalar

Essa é uma das áreas da enfermagem mais associadas à profissão pelo público geral. A atuação é em clínicas, hospitais, laboratórios e maternidades. Esse profissional responde pela equipe de enfermagem, além de atuar em cargos de gestão e organização de equipes.

Home care

O home care é uma das áreas da enfermagem fora do hospital: esse grupo de enfermeiros é especialista na saúde de pacientes que necessitam de atendimento em domicílio. Quem se capacita para atuar com cuidados em casa faz treinamentos para aprender a lidar com os diferentes níveis de complexidade que a função exige.

Enfermagem em saúde da família

Essa área busca promover a qualidade de vida das pessoas considerando não apenas o sujeito, mas também os membros da família. O foco é compreender problemas e buscar soluções para auxiliar as necessidades individuais e do grupo, promovendo o bem-estar coletivo de todo o núcleo familiar.

Enfermagem em ginecologia e obstetrícia

Profissionais dessa área são especialistas nos cuidados à saúde de gestantes e recém-nascidos. Acompanham pacientes durante as consultas e exames de pré-natal, no parto de baixa complexidade e no período pós-parto para garantir o bem-estar de mulheres e bebês.

Mas, não para por aí! Essas são apenas algumas das áreas de atuação da enfermagem. A lista de possibilidades de atuação e especialização para enfermeiros é vasta.

Para todas as áreas da enfermagem listadas, há cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação disponíveis para profissionalização. Conheça todas as opções listadas no site do Cofen

Invista em conhecimento para transformar o seu futuro!

Já deu para perceber que existem várias possibilidades dentro das áreas de enfermagem, não é? Se você se identificou com a profissão e deseja saber mais sobre o curso, acesse a página do Bacharelado em Enfermagem do Senac e dê o próximo passo!

Você também pode conferir bolsas de estudo, descontos e parcelamentos disponíveis. Há diversas opções para quem está chegando e para quem já conhece o Jeito Senac de Educar. Aproveite!

 

BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO

Colaboração:
https://www.sp.senac.br/documents/51828463/0/alexandra-bulgarelli-do-nascimento-senac-tiradentes.jpg/da0ddb3f-5031-f846-4e95-8ddfb4981337?version=1.0&t=1694634116442&imagePreview=1
Alexandra Bulgarelli do Nascimento
coordenadora do Bacharelado em Enfermagem no Senac Tiradentes
Ir ao topo