Além de encanto e afinidade com o mundo da tecnologia, há outros motivos que também podem pesar na hora de escolher uma faculdade de TI. Essa área continua bem aquecida, com ótimos salários e muitas oportunidades de trabalho em diferentes setores.
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação faz um alerta: até 2024, o setor deverá ter 400 mil vagas não preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Dada a importância de ter uma boa formação, é hora de conhecer as possibilidades de estudo da faculdade de TI!
Conheça quatro áreas de atuação em TI
As possibilidades de atuação na área de TI são bem amplas: esse é um universo rico tanto para demandas on-line quanto para as off-line. É possível trabalhar não só no desenvolvimento de hardware (a parte física de um computador), como no de software (programas), atuando com:
sistemas corporativos;
criação de aplicativos;
redes e infraestrutura;
comunicação e armazenamento de dados;
suporte técnico, entre outras funções.
Como os profissionais de TI estão presentes em diferentes segmentos do mercado de trabalho, é possível atuar de diferentes formas:
por contrato em empresas públicas e privadas;
como freelancer, prestando consultoria;
- seguindo a carreira científica em institutos de pesquisa e universidades.
Para essas e outras oportunidades, a área de tecnologia da informação requer profissionais cada vez mais especializados. Por isso, há diferentes opções de formação, como as certificações em tecnologia e diferentes cursos de graduação, como:
ciência da computação;
engenharia de computação;
sistemas de informação;
análise e desenvolvimento de sistemas.

O que cada curso desenvolve?
Ao conhecer cada uma dessas áreas, você pode tirar suas principais dúvidas, como: ¿qual faculdade fazer para programação?¿. Mais que isso, é possível descobrir qual delas mais se encaixa em seu perfil e atende às suas expectativas.
1) Ciência da computação
Inovação, curiosidade e criatividade são algumas palavras que definem esse curso de TI. Além disso, como cientistas, os profissionais da computação também precisam de raciocínio lógico bem apurado, principalmente aqueles que desejam atuar na área de pesquisa.
Quem trabalha nessa área, em geral, desenvolve novas tecnologias utilizando uma base sólida de conhecimentos em matemática e em programação, pois é preciso fazer equações com diversas variáveis para criar novos recursos.
Além disso, é necessário ter domínio total da linguagem de programação e de desenvolvimento de softwares. Esses recursos são necessários para a elaboração de diversos projetos.
Um exemplo de criação dos cientistas da computação é o sistema de GPS, que utiliza posicionamento via satélite. Profissionais dessa área também são capazes de criar uma nova linguagem ou sistema operacional, bem como desenvolver soluções que lidam com inteligência artificial, incluindo:
sites de busca, ferramentas de reconhecimento facial e personalização do marketing;
machine learning ¿ método pelo qual é possível "treinar" uma máquina a utilizar grande quantidade de dados e algoritmos, dando a ela a habilidade de executar as tarefas;
Big Data ¿ volume de dados, estruturados ou não, que impactam negócios diariamente, obtendo informações de mercado por meio de dados gerados pelos consumidores/usuários da internet em dispositivos multimídia, como celular e TVs.
2) Engenharia de computação
A engenharia de computação contempla todos os ramos da tecnologia, pois estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais. Quem opta por trabalhar nessa área é especialista em resolver os "perrengues" envolvendo o mundo físico e o digital.
Profissionais do ramo também atuam nos processos de inovação, tanto no desenvolvimento de software como no de hardware. Na área de TI, a Engenharia de Computação é responsável principalmente pela automatização de processos e pelo desenvolvimento de soluções baseadas no processamento digital.
Entre as possibilidades de atuação, estão:
informática industrial (automatização de processos);
sistemas de telecomunicações;
projetos de equipamentos de informática, de robôs e de sistemas de computação em aeronaves e maquinários em geral.
Quem escolhe essa faculdade de TI precisa ter sólida formação em ciências naturais, em matemática, nos princípios da ciência da computação e em engenharia elétrica.
Ao término da graduação, o profissional pode se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), trabalhar com a engenharia de computação em empresas da área ou como freelancer.
3) Sistemas de informação
O diferencial dessa faculdade de TI está na formação mais generalista, que possibilita atuar em áreas desde o desenvolvimento de aplicativos e sistemas até a integração, implantação e aplicações com Big Data.
Outras possibilidades são:
atuação com sistemas de gestão empresarial, como SAP e TOTVS;
desenvolvimento de sistemas integrados;
automatização de processos e serviços;
integrações de software;
análises para soluções de software (viabilidades técnica e financeira);
realização de testes de qualidade de software e auditoria de sistemas;
sistemas de informação gerencial, como o uso de cloud computing, Big Data, entre outros.
4) Análise e desenvolvimento de sistemas
Essa é uma opção popular para quem está em busca de cursos de TI. Por ter ampla atuação, a área engloba a criação, a implementação e a manutenção de sistemas computacionais, analisando particularidades, testes e criando soluções eficientes conforme as necessidades de cada organização.
Durante o curso, o estudante também dá ênfase ao desenvolvimento de sistemas digitais com foco em programação e manutenção para desktop e mobile. Após a conclusão, algumas oportunidades de atuação são:
gestão de projetos na área de TI;
criação de softwares para ambientes virtuais;
desenvolvimento de jogos eletrônicos;
banco de dados;
redes de computadores.
Sendo essa uma das principais opções de faculdade de TI, é preciso ter bom raciocínio lógico, afinidade com números e cálculos matemáticos, dominar o inglês e se manter atualizado nas tendências do mercado.

Função prática de profissionais de TI
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada uma das quatro formações que citamos, vamos ajudar a entendê-las na prática. Nosso exemplo será a criação e o desenvolvimento de um computador de bordo. Acompanhe, abaixo, as responsabilidades de cada profissional de TI mencionado:
Profissionais de engenharia de computação são responsáveis pelo desenvolvimento e pela configuração dos dispositivos e recursos físicos do projeto.
Profissionais de ciência da computação desenvolvem o software desse computador de bordo.
Profissionais de sistemas de informação podem coletar dados e trabalhar estatísticas diversas, além de estruturar um dashboard (painel) para tomada de decisão das montadoras.
Profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas podem elaborar os sistemas, implantá-los e realizar testes e manutenções.
Aposte na formação em TI do Senac!
No Senac São Paulo, sua profissionalização fica completa com os cursos da área de Tecnologia da Informação. Agora que você tem mais informações sobre quatro opções de faculdade de TI, escolha qual melhor se encaixa mais no seu perfil e inscreva-se!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO