O 3º Fórum Internacional Senac de Educadores 2022 foi concluído com muito sucesso, e com a presença de um estudante do Senac.
Entre os assuntos debatidos, enfoque especial para a conquista de autonomia no processo de aprendizado. Também teve destaque o papel da educação na construção de trajetórias de vida.
Participaram do debate:
- Conrado Schlochauer, mestre em Administração e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
- Heloisa Ribeiro Vendramini, psicóloga, mestre em Educação e diretora do Senac Campinas.
- Ladislaw Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação e conselheiro de instituições como Instituto Polis e IDEC.
- Vitor Ponciano, empresário, criador do aplicativo Afrocrow e estudante do Ensino Médio Técnico em Administração, do Senac Campinas.
A mediação foi de Paulo Sérgio Rezende, doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e diretor do Senac Tatuapé e Senac Serra de Bragança.
conhecimento, o grande ativo da atualidade
Ladislaw Dowbor propôs uma reflexão relevante logo no início da live: as escolas deveriam ter em sua grade curricular educação financeira. Isso também é educação prática, ele afirmou.
Completou dizendo que as pessoas precisam aprender sobre orçamento, gestão de recursos e como se desenrolam os processos econômicos.
A partir daí, destacou que conhecimento é o grande ativo da atualidade, portanto, deve ser amplo, libertador, inclusivo e compartilhado. Dessa forma, ajuda a tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Afinal, o que é life long learning?
Aprendizado ao longo da vida (life long learning) é tema de um livro escrito por Conrado Schlochauer.
Para ele, quando o processo de aprendizado se torna prazeroso, fica mais fácil compreender o mundo. Por isso, educadores devem sempre incentivar a busca por conhecimento.
Conrado explicou também a dimensão do life long learning nos dias de hoje e destacou aspectos desse processo, como vivenciar para conhecer.
Quando a educação acontece?
A resposta é: o tempo todo e em todos os lugares. Estamos aprendendo quando estamos em casa, nos locais de convivência, no trabalho. E na escola, claro.
Heloisa Vendramini reforçou que, para preparar pessoas para os desafios cotidianos, a escola tem papel decisivo. E que o ensino profissionalizante entra nesse contexto como um propulsor de conquistas.
Para ela, vivenciar o conhecimento torna o aprendizado ainda mais efetivo.
Vivendo o aprendizado
O Vitor Ponciano é exemplo de como colocar a mão na massa durante o aprendizado faz toda a diferença. O trabalho que desenvolveu em sala de aula, com a orientação de docentes, foi vencedor de uma competição de boas ideias. E se transformou em projeto de vida.
Gostou do tema?
Assista ao encontro na íntegra e confira mais reflexões que sugiram a partir dessas e de outras falas!
Assista ao vídeo completo do encontro!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO