Quer trabalhar com tecnologia? Conheça a faculdade de gestão de TI!

Saiba como investir na carreira de gestão da tecnologia da informação e confira como é a graduação na área.

Imagem: um homem e uma mulher, ambos gestores de TI, conversam enquanto apontam para a tela de um computador.

Você tem vontade de fazer um curso de tecnologia, mas não sabe nem por onde começar? Que tal estudar gestão de TI? Em um contexto de rápida modernização e automação de empresas e processos, gestão de TI se fortalece como um dos caminhos possíveis para a construção de carreira.

Afinal, estamos falando da área de tecnologia da informação, uma das mais promissoras e com muitas oportunidades de trabalho. Continue a leitura, fique por dentro da formação em gestão de TI e conheça mais desse mercado! 

Quais são as áreas de TI? 

Antes de seguir, vale ressaltar que a atuação em tecnologia da informação é bem vasta, não se resume ao uso de uma ferramenta ou à programação de sistemas. 
Por exemplo, TI contempla profissões que se relacionam com:

  • infraestrutura;
  • segurança da informação;
  • atendimento à pessoa usuária por meio de um help desk;
  • suporte a sistemas e a componentes de hardware (partes físicas de um equipamento, rede e infraestrutura de tecnologia);
  • software (programas);
  • gerenciamento de projetos e de serviços de TI;
  • governança de T.

E quando unimos tudo, temos equipes de TI multidisciplinares, que oferecem soluções mais eficientes para clientes.

Agora, imagina profissionais que, diante de um desafio, conseguem ter uma visão completa da área? É um diferencial, certo?

Pois o curso de gestão de TI propõe exatamente isso: preparar pessoas que conseguem compreender o todo e, assim, indicar caminhos mais efetivos na busca de soluções.

Se é essa a formação que você procura, avance na leitura com a gente. Conheça o curso e entenda os detalhes da área de gestão de TI. 

Como é a atuação em gestão de TI? 

Como o próprio nome já diz, trata-se de gerenciar processos de TI, uma atuação que agrega conhecimentos relacionados à tecnologia com processos de gestão, da área de negócios.

Com isso, a gestão da tecnologia da informação cuida do planejamento, da implementação e do gerenciamento de demandas que estão alinhadas aos negócios das organizações.  

Portanto, profissionais com essa atuação realizam negociações com clientes, pessoas usuárias de tecnologia, parceiros e fornecedores.

Precisam compreender exigências, necessidades e desejos desses públicos, o que envolve além do conhecimento em TI, compreender os processos de negócios para a proposição de soluções.

Logo, a gestão de TI deve estar alinhada aos objetivos de uma organização, de um negócio ou de clientes, para poder contribuir com as decisões. 

E não para por aí. Além dessas responsabilidades, profissionais desse segmento também:

  • coordenam fornecedores do parque tecnológico (infraestrutura de hardware e software das empresas); 

  • interagem com equipes multidisciplinares; 

  • gerenciam recursos referentes à mão de obra e ao orçamento (afinal, um parque tecnológico requer gestão de custos e despesas em relação aos ativos de tecnologia); 

  • participam do desenvolvimento de estratégias de TI para empresas; 

  • trabalham com segurança da informação, o que inclui a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); 

  • gerenciam projetos ágeis, o que abrange boas práticas e aplicação de metodologias. 

A tecnologia da informação é uma área que ganha cada vez mais destaque no mundo do trabalho.

Onde trabalham profissionais de gestão de TI? 

No geral, estão presentes em empresas que tenham uma área de TI, de qualquer segmento ou porte, como instituições financeiras, indústria, comércio, varejo, entre outros. 

Habilidade e competências 

Sabe aquela imagem bastante comum em que profissionais de TI estão, o tempo todo, com foco no computador? Para quem se forma em gestão de TI não é bem assim, pois precisam interagir com clientes, equipes e fornecedores.

O preparo técnico é essencial, claro, mas é fundamental também que habilidades e competências como:

  • capacidade de negociação;
  • liderança;
  • empatia;
  • boa comunicação.

A boa notícia é que tudo isso faz parte do aprendizado da faculdade de gestão de TI. Estudantes conseguem desenvolver essas habilidades e competências ao longo do curso. 

Afinal, um dos objetivos dessa graduação é formar profissionais que sejam capazes de liderar e influenciar seus pares, alinhando conhecimento técnico com relacionamento. 

O que vou aprender no curso de gestão de TI? 

Como destacamos acima, curso de gestão de TI trabalha tanto com conhecimentos mais técnicos como com abordagens sobre administração de empresas. 

Estudantes precisam saber como funciona uma organização, além de conhecer a diferença entre valores, missão, visão, exigências éticas etc. 

Em relação aos conteúdos de TI, você vai aprender a trabalhar com elementos multidisciplinares que envolvem:

  • hardware;
  • infraestrutura;
  • suporte a sistemas;
  • teste de software; 
  • segurança da informação;
  • gerenciamento de projetos;
  • governança de TI;
  • serviços de TI.

Esses conteúdos também são abordados em sala de aula, em situações reais da profissão, por meio de metodologias que combinam teoria e prática.

Assim, estudantes desenvolvem projetos e soluções criativas e em equipe, como acontece no mercado de trabalho.

Além disso, durante o curso, é possível identificar o campo de atuação que mais tem a ver com o perfil e as expectativas. Permite, assim, um encaminhamento da carreira atrelado a escolhas certeiras para se especializar.

Ou seja, se você tem interesse em ingressar ou migrar para área de TI, essa formação funciona como uma "porta de entrada" para esse universo. 

Especializações e certificações 

Fazer uma especialização em TI consiste em um caminho natural para quem deseja construir carreira na área. Desse modo, uma pós-graduação ou outros cursos devem estar no radar após o término da faculdade. 

Se é necessário terminar a faculdade para fazer uma pós, nem sempre isso acontece para as certificações. Por exemplo, se a instituição de ensino tiver parcerias com grandes empresas que oferecem treinamentos, você pode realizá-los paralelamente à faculdade, conforme seus campos de interesse.

A partir do contato com diversos conteúdos na faculdade, professores passam a orientar você para a realização de certificações em tecnologia, como a de computação em nuvem. No Senac, essa certificação é gratuita.

Trata-se de um processo de mentoria que se dá desde o início do curso. Ajuda a expandir o conhecimento e a incrementar o currículo, favorecendo novas colocações no mercado. 

Como escolher uma faculdade para cursar TI? 

Ao escolher uma instituição de ensino, contar com professores com ótima qualificação e atuantes no mercado de trabalho faz toda a diferença. 

Assim, vale verificar se o corpo docente possui profissionais que estão em organizações líderes, empresas de TI reconhecidas globalmente, consultorias de governança em tecnologia e instituições financeiras, por exemplo.

Ao lidarem com o universo de TI no dia a dia, professores proporcionam a estudantes uma visão ampla e atualizada do que se passa na área, e isso faz toda a diferença.

Verifique também as empresas parceiras da instituição. O Senac São Paulo, por exemplo, desenvolveu o curso de gestão de TI com a IBM, uma das maiores e mais bem conceituadas do setor de tecnologia.

E ainda, é interessante que o curso promova encontros com profissionais do mercado que sejam especialistas nos diversos setores de TI, para que mostrem o que há de novo e indiquem tendências. 

Além de ocupar cargos em empresas, profissionais de TI também podem abrir o próprio negócio.

Empreendedorismo em gestão de TI 

Procure também por uma formação que fomente o empreendedorismo criativo por meio do desenvolvimento de projetos, soluções e serviços. 

Estudantes devem receber estímulo para expor suas ideias, o que pode se dar com a utilização de práticas de design e de engenharia de serviços. Tem mais. Quem está cursando a faculdade deve saber avaliar se suas ideias, além de inovadoras, podem resultar em negócios sustentáveis, que abrangem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Essa avaliação se faz necessária para que as propostas possam estar, de fato, presentes nas empresas. 

Pré-requisito para o curso, mercado de trabalho, estágio e salário 

Parte das pessoas que procuram por essa formação vem de cursos similares como análises de sistemas, ciência e engenharia da computação, redes, sistemas da informação e para internet. Ou seja, já tem conhecimento prévio.

Há também quem busque pelo curso a fim de mudar de profissão ou quem não tem familiaridade com a área, mas deseja construir carreira em TI. Seja qual for o motivo, o único pré-requisito para fazer a faculdade é ter ensino médio completo.

O estágio não é atividade obrigatória desse curso superior. Contudo, grande parte de alunos e alunas costuma estagiar e ingressar no mercado por meio desses programas. As ofertas para estagiar contêm opções principalmente nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento e service desk, oferecendo suporte técnico a quem usa tecnologia.

Afinal, quanto ganha um gestor de TI? 

Os valores podem variar bastante, e entram nessa conta tempo de carreira, experiência profissional, empresa e região do país. Mas a média salarial, de acordo com a consultoria Glassdoor, é de até 3 salários mínimos federais para quem inicia e entre 6 e 7 salários mínimos federais para cargos com mais experiência.

Agora que você já sabe como a formação em gestão de TI pode te render uma carreira promissora, é hora de avançar para a próxima etapa. Acesse a página do curso de Gestão da Tecnologia da Informação do Senac São Paulo e inscreva-se! 

 

BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO

Colaboração:
https://www.sp.senac.br/documents/51828463/0/Julio+Pedro+de+Siqueira+Junior.jpg/3349bc2b-f908-c44f-2201-034564f82567?version=1.0&t=1727374579584&imagePreview=1
Julio Pedro de Siqueira Junior
professor coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de TI
Ir ao topo