Conheça as possibilidades do metaverso na educação

Assista nossa live sobre o tema e entenda como essa tecnologia transforma a maneira de ensinar.

Sala de aula com estudantes sentados em carteiras utilizando óculos de realidade virtual.

O uso de óculos de realidade virtual ajuda estudantes a mergulharem no metaverso.


Muito tem se falado sobre metaverso, principalmente após o Facebook anunciar, em 2021, a mudança de nome para Meta, com a justificativa de olhar para o futuro. Mas, afinal, o que você sabe deste conceito? É natural que muitas dúvidas apareçam, sobretudo quando falamos de metaverso na educação.

Vale lembrar que metaverso não é um conceito novo. Ele apareceu pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica Snow Crash, escrito por Neal Stephenson.

Além disso, na prática, o conceito já é aplicado há muito tempo nos jogos de videogame, como Minecraft, Fortnite e Second Life.

Porém, o único objetivo desses ambientes nos games é jogar. Já o metaverso que está em construção e que se imagina em um futuro próximo, é um ambiente virtual onde as pessoas poderão interagir, aprender, fazer amizades, reuniões, compras, viagens.

Sim, um universo que pode oferecer muitas possibilidades.

Até aqui tudo bem, mas você provavelmente deve estar com muitas dúvidas, se perguntando, por exemplo, o que é metaverso, como isso vai impactar na educação, como entrar no metaverso e coisas do tipo. Certo?

Então, vamos lá!

Resumidamente, metaverso é um ambiente digital imersivo e compartilhado, que simula a experiência de outras realidades, possibilitando que as pessoas se conectem para interagir por meio de avatares dentro desse mundo virtual.

Embora seja identificado no singular, como "metaverso", é importante ressaltar que existem diferentes metaversos.

Ou seja, a experimentação do universo virtual acontece para múltiplas situações, sejam elas focadas em educação, saúde ou entretenimento, por exemplo.

Para entrar no metaverso, você precisa de um equipamento (computador, notebook, smartphone) com uma conexão estável de internet.

A seguir, deve escolher qual o ambiente digital você deseja ingressar, como o Descentraland e o The Sandbox.

O próximo passo é criar e personalizar seu avatar e, então, partir para a experimentação, testando recursos, botões e telas.


Uma mulher de cabelos cacheados e soltos na altura dos ombros utilizando óculos de realidade virtual para ingressar no metaverso.

Óculos de realidade virtual é um dos equipamentos que simula novas experiências digitais.


Metaverso na educação: novas maneiras de ensinar e aprender  


Quando chegamos na área da educação, é inevitável pensar nas infinitas possibilidades que essa revolução tecnológica pode proporcionar dentro e fora das salas de aula.

São muitas as questões que ainda cercam o assunto, mas é um fato que, entre os pontos positivos do metaverso, está o potencial de transformar o processo de aprendizagem, permitindo que estudantes e educadores interajam em um ambiente digital, com aulas colaborativas e imersivas.

Agora, faça uma pequena pausa e tente se imaginar participando de uma atividade em sala de aula ou de qualquer outro local, utilizando uma simulação virtual imersiva em um laboratório, um local histórico, uma planta de um imóvel, tudo isso com interação e colaboração.

E aí, se animou? Percebe a grande oportunidade de proporcionar uma inovação no processo de aprendizagem?

E é fundamental que isso aconteça, pois uma grande parcela de estudantes são nativos digitais, ou seja, já nasceram inseridos no ambiente virtual, e querem aprender de novas maneiras.

Mas afinal, o que especialistas vislumbram para o futuro do metaverso na educação?

Além de expandir o acesso à educação, esses ambientes imersivos podem proporcionar aos estudantes experiências de aprendizado ainda mais envolventes, colaborativas e personalizadas.

Enfim, são várias as possibilidades que podem ser trabalhadas com metaverso em sala de aula. 

Se você atua com educação e quer se atualizar, procurando novos processos para inovar sua prática pedagógica, recomendamos que você assista à nossa live Tendências Senac - Metaverso para educadores, publicada no canal do Senac São Paulo no Youtube.

Você vai aprender: 

  • O que é a realidade e o que é virtual?
  • Quem são as pessoas nativas digitais?
  • Tecnologias aplicadas à educação 


Além de tudo que citamos até aqui, você vai conhecer profissionais que atuam diretamente com metaverso, incluindo a utilização de outras tecnologias educacionais, em uma ampla abordagem sobre o tema.

É uma ótima chance para você se aprofundar um pouco mais no assunto.

Aperte o play e confira a live completa!


BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO

Ir ao topo