Se você está procurando uma graduação, provavelmente já se deparou com diferentes termos para classificar os cursos disponíveis. Existem alguns tipos de habilitação de nível superior, e é importante entendê-los para escolher o melhor para a sua carreira. Quer saber o que é bacharelado antes de decidir qual formação seguir? Continue acompanhando!
Bacharelado: diversas oportunidades de atuação
O bacharelado é um dos três tipos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Essa formação proporciona aos estudantes conhecimentos amplos sobre a área escolhida, possibilitando o contato com diferentes campos de atuação.
Além da gama de oportunidades, vale ressaltar que a taxa de empregabilidade de bacharéis se destaca em comparação com outras graduações. De acordo com uma pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 70% dos profissionais formados no bacharelado conseguem emprego em até um ano após a colação de grau. Bacana, não é?
Quem ainda está se familiarizando com o universo dos cursos superiores pode se sentir perdido com tantas opções. Então, aproveite esse guia completo sobre o que é bacharelado para tirar todas as suas dúvidas!
O que é bacharelado?
Os cursos de bacharelado são formações que se concentram em uma área específica, mas com abordagem ampla. Por esse motivo, são considerados generalistas e ajudam os estudantes a desenvolver capacidades para atuar em diferentes campos de atuação profissional.
Essa formação pode variar entre quatro e seis anos de duração, sendo ideal para aqueles que desejam explorar oportunidades diversas oferecidas pelo mercado de trabalho. É também o tipo de curso de graduação mais comum e com maior oferta de vagas em diversas áreas de conhecimento.
Quer um exemplo para entender melhor? Um profissional formado como bacharel em Administração pode atuar como administrador de empresas, mas também com finanças, marketing, organizações públicas e do terceiro setor, recursos humanos e muito mais. São várias possibilidades em uma só graduação!
Há ainda as opções que direcionam para campos de atuação específicos, chamadas de habilitações. Um bom exemplo é o curso de Comunicação Social, no qual os estudantes podem escolher habilitação para Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.
Nesses casos, os conhecimentos são voltados para as especificidades de cada profissão. A base curricular é elaborada de acordo com a experiência que os estudantes vão precisar desenvolver para desempenhar a ocupação escolhida.
Quem pode cursar um bacharelado?
Se você tem dúvidas sobre quem pode fazer um bacharelado, a resposta é: apenas pessoas formadas no ensino médio. Esse é um requisito obrigatório para todas as instituições de ensino privadas e públicas. Outra exigência bastante comum é o exame de seleção, também conhecido como vestibular.

Bacharelado x licenciatura: entenda a diferença
Um questionamento frequente entre os estudantes que desejam ingressar em uma graduação é: qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura? Apesar de serem muito confundidos, esses dois tipos de cursos são diferentes.
Enquanto o bacharelado forma profissionais para atuação ampla no mercado de trabalho, a licenciatura tem como foco preparar os estudantes para dar aulas na educação básica (ensino fundamental II e médio). Há diversos cursos com ambas as modalidades, mas as grades curriculares são distintas.
Na licenciatura, além da parte técnica, há também unidades curriculares de caráter educacional que capacitam para a docência. Entre os principais cursos dessa modalidade, podemos destacar os presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como:
Artes;
Educação Física;
Letras;
Matemática;
Biologia;
Física;
Química;
Geografia;
História;
Sociologia;
Filosofia.
Vale ressaltar que essas formações não valem para as primeiras etapas da educação básica (educação infantil e ensino fundamental I). Nesses casos, os únicos profissionais que podem atuar são aqueles com Licenciatura em Pedagogia.
Vantagens de fazer um bacharelado
Agora que você entendeu o que é bacharelado, que tal conhecer as vantagens de escolher esse tipo de graduação? Em um mercado de trabalho competitivo, uma formação abre diversas portas e facilita o seu crescimento profissional. Confira!
Diferenciação no mercado de trabalho
Segundo o levantamento Education at Glance, elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 21% dos brasileiros entre 21 e 34 anos concluíram o ensino superior. Apesar disso, grande parte das vagas disponíveis no mercado de trabalho formal exige uma graduação.
Portanto, fazer bacharelado ou licenciatura pode ser um diferencial para você em relação a outras pessoas candidatas a um emprego. Além disso, uma formação superior também atesta um nível mais aprofundado de conhecimento na sua área.
Conhecimento amplo
Como mencionamos anteriormente, o bacharelado proporciona uma visão ampla da área e, com isso, permite que você concorra a vagas em diferentes campos. Assim, é possível experimentar trabalhos em várias frentes até entender em qual você se encaixa melhor. Depois, pode fazer uma pós-graduação e especializações para se aprofundar!
Salários mais altos
Por fim, não há como negar que ter um bacharelado ajuda a conquistar posições com salários mais altos. Esse é um diferencial para quem busca crescimento profissional e financeiro. A pesquisa da OCDE também mostra que pessoas com nível superior recebem, em média, duas vezes mais do que as que estudaram até o ensino médio.
Conte com o Senac para construir a sua carreira!
Agora que você sabe o que é bacharelado, que tal dar esse passo em direção a uma nova carreira? Acesse a página de graduação do Senac São Paulo e encontre o curso ideal para planejar o seu futuro!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO