Já pensou em ter uma profissão que foca na saúde bucal das pessoas, deixando os sorrisos ainda mais bonitos? Esse é um dos propósitos da odontologia. Dentro dessa área, diferentes profissionais têm papéis fundamentais. Você sabe o que faz um técnico em prótese dentária?
Quem atua nessa área trabalha em parceria com cirurgiões-dentistas, confeccionando diversos tipos de próteses: de aparelhos ortodônticos às pontes fixas e móveis, como dentaduras e coroas.
Portanto, se você está pensando em investir nesta carreira, prepare-se para aprender sobre o dia a dia da profissão. Veja, a seguir, como é o curso técnico em prótese dentária!
O que fazem profissionais com formação de técnico em prótese dentária?
Para saber o que faz um técnico em prótese dentária, é necessário, antes, entender as diferentes formações dentro da área de odontologia. O setor é estruturado, principalmente, em quatro profissões:
- cirurgião-dentista;
- técnico em saúde bucal;
- auxiliar em saúde bucal;
- técnico em prótese dentária.
As três primeiras profissões atuam dentro do consultório. Dentista e profissionais com formação em técnico em saúde bucal têm contato direto com pacientes. O primeiro comanda toda a parte clínica, como diagnósticos e tratamentos, sendo auxiliado pelo segundo.
Já auxiliares em saúde bucal, sob supervisão de dentistas, podem orientar os pacientes sobre a higiene correta dos dentes, por exemplo. Além disso, são responsáveis pela esterilização dos materiais odontológicos e pela organização da agenda do consultório.
Em um laboratório, e com equipamentos específicos, ficam profissionais técnicos em prótese dentária. Em parceria com dentistas, confeccionam todos os tipos de itens para o tratamento de pacientes, como:
- dentadura: tipo de prótese que substitui todos os dentes perdidos;
- coroa ou pivô: cópia do dente feita em cerâmica, por exemplo, para arrumar um dente quebrado ou cariado;
- facetas de cerâmica: itens usados na reconstrução estética dos dentes da frente;
- aparelho móvel: instrumento para correção da mordida.
Profissionais com formação de técnico em prótese dentária não têm contato direto com pacientes, seus clientes são, na verdade, cirurgiões-dentistas. Essa parceria é a responsável por garantir a qualidade dos tratamentos ortodônticos.

Como funciona a dinâmica de trabalho?
Ao compreender o que faz um técnico em prótese dentária, você pode estar se perguntando como é a dinâmica com os profissionais que trabalham em conjunto. Nos consultórios, cirurgiões dentistas são responsáveis por definir como será o tratamento e fazer o molde dos dentes que, em seguida, é encaminhado ao laboratório.
Lá, começa o processo de elaboração da prótese. Profissionais técnicos usam o molde como referência para obter um modelo da boca do paciente. Nele, é confeccionado o item em cerâmica, resina ou até mesmo zircônia, um metal com uma tonalidade semelhante à do dente natural.
Atualmente, consultórios e laboratórios utilizam técnicas convencionais (analógica) ou digitais. No segundo formato, o escaneamento da boca e o desenho da prótese são feitos no computador.
O trabalho é minucioso, assemelhando-se ao de uma escultura: cada detalhe deve ser lapidado com precisão, já que os dentes têm formatos únicos, assim como o contato e o agrupamento entre eles, que muda de acordo com a forma da arcada dentária de cada pessoa.
Onde é possível trabalhar na função de técnico em prótese dentária?
Embora o laboratório seja o lugar mais comum de atuação dessa profissão, existem outras frentes que necessitam de profissionais técnicos no mercado de odontologia:
- consultoria/vendas: nessa alternativa, o trabalho ocorre entre pares. Profissionais com formação técnica em prótese dentária orientam no pós-venda e apresentam novidades do setor para seus colegas;
- indústria: já pensou em trabalhar no desenvolvimento de equipamentos e materiais específicos para a confecção de próteses dentárias? Nesse caso, é possível trabalhar em fábricas especializadas, por exemplo;
- educação: se você deseja compartilhar conhecimento, pode investir na carreira de educação e dar aulas em cursos técnicos profissionalizantes em prótese dentária;
- empreendedorismo: que tal abrir seu próprio laboratório? Isso requer investimento e noções de administração, mas pode se tornar muito rentável. É por isso que grande parte de profissionais técnicos na área aposta nessa alternativa ao chegar perto da aposentadoria, inclusive dentistas.
Salário
Afinal, quanto ganha um técnico em prótese dentária? A remuneração inicial costuma ser o equivalente a um salário-mínimo federal, segundo entidades sindicais que representam a categoria no Brasil. Contudo, esse valor pode aumentar graças às comissões pagas pelos laboratórios.
Nesses casos, quanto maior a produção diária, mais chances de melhorar o rendimento mensal. Em São Paulo, o valor dos honorários chega a pouco mais de um salário-mínimo federal, conforme o Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo (SOESP).
Como é o mercado de trabalho da função de técnico em prótese dentária?
No Brasil, a demanda por pessoas capacitadas na área é grande. Contudo, o motivo não é dos mais alegres. No país, 34 milhões de pessoas já perderam 13 dentes ou mais e usam próteses dentárias, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.
O problema é tão sério que afeta também jovens, além de pessoas idosas (grupo etário que mais sofre com isso). Em síntese, cerca de 20% da população brasileira com até 25 anos têm uma prótese dentária.
Com tamanha procura, o mercado é favorável para a profissão. Para se ter ideia, no Brasil, há mais de 24 mil técnicos em prótese dentária, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nesse cenário, quem tem uma formação especializada pode ganhar ainda mais destaque!
Além de terem um significativo aumento no salário, profissionais com especialização podem trabalhar em casos mais complexos. Ao investir em um laboratório próprio, é possível construir uma agenda fiel de clientes. O caminho requer dedicação, mas a recompensa vale a pena: o sorriso de cada paciente ao concluir um tratamento.
Como se tornar técnico em prótese dentária?
Agora que você já sabe o que faz um técnico em prótese dentária, deve estar se perguntando como é a formação. Os estudos deste tipo de curso duram cerca de um ano e meio, período no qual estudantes aprendem tudo o que é preciso para se tornarem experts no assunto.
Desde que surgiram os primeiros cursos na área, o termo "protético" deixou de ser usado para esse grupo de profissionais. As pessoas com a formação especializada passaram a ser chamadas de técnicos em prótese dentária. A profissão é regulamentada e subordinada ao Conselho Federal de Odontologia. |
As aulas começam com conteúdos como anatomia e escultura dental. Depois, os temas abordados em sala passam por vários tipos de aparelhos ortodônticos e próteses dentárias:
- prótese total: mais conhecida como dentadura, é usada para substituir toda a dentição, seja superior ou inferior. Removível, ela é feita em uma estrutura de resina com dentes de acrílico adaptados para a necessidade de cada paciente;
- prótese parcial removível: utilizada nos casos em que ainda há dentes remanescentes. A peça se encaixa por meio de conectores e grampos;
- prótese fixa: a famosa "coroa" ou "ponte" substitui tanto a perda de um dente ou mais, sendo cimentada sobre o remanescente do dente natural. As facetas e lentes de contato, tão buscadas nos dias atuais, sobretudo por questões estéticas, também são próteses fixas;
- prótese sobre implante: confeccionada depois que dentistas fazem a cirurgia para a colocação do implante (semelhante a um parafuso) no lugar do dente perdido de pacientes. Normalmente de cerâmica, pode ser cimentada ou parafusada.

Especializações
Após concluir o curso técnico, o próximo passo na sua carreira pode ser a especialização. Na área de prótese dentária, existem diversas opções. Conheça as principais:
- Prótese Ortodôntica: foca no planejamento e na confecção de aparelhos ortodônticos, como de contenção, expansores e reeducadores de hábitos e funções para pacientes com maloclusão;
- Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares: auxilia no tratamento de oclusopatias focando na confecção de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, como pistas planas indiretas, bimler, twin block, entre outros;
- Prótese Total: o domínio da técnica é direcionado às estruturas acrílicas que contribuem com a reabilitação de pacientes que perderam os dentes, propondo soluções adequadas para diferentes casos clínicos;
- Prótese sobre Implante: apresenta diversas técnicas, como as relacionadas às próteses fixas cimentadas e parafusadas, overdenture e Protocolo Bränemark. O objetivo é desenvolver soluções laboratoriais ao tratamento proposto por cirurgião-dentista.
Essas especializações têm carga horária de 300 horas, em média, e ampliam as oportunidades no mercado de trabalho. Para escolher a ideal para você, pense nas áreas com as quais tem afinidade e nos seus planos para a carreira dos sonhos.
Comece sua carreira agora no Senac São Paulo!
Gostou de saber o que faz um técnico em prótese dentária e quer dar o próximo passo na área? Conheça o curso técnico do Senac São Paulo e matricule-se para aprender as técnicas com profissionais experientes por meio de uma metodologia prática em laboratórios superequipados!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO