Se você deseja saber mais sobre alguma ferramenta ou precisa adquirir conhecimentos específicos rapidamente, um curso livre pode te ajudar. E tudo bem se você não sabe exatamente o que são cursos livres, continue a leitura que vamos te ajudar a entender tudo sobre essa modalidade de ensino!
A origem da nomenclatura para "curso livre" é simples: denomina um tipo de formação cuja principal característica é a independência de outros níveis de ensino, como o ensino médio e o ensino superior. Logo, a oferta de opções, carga horária e programas curriculares em cursos livres fica à critério das instituições educacionais que os oferecem.
Segundo a lei do curso livre e a legislação de cursos livres, esse tipo de formação não precisa ser reconhecido pelos órgãos de regulação. Trata-se, portanto, de um curso sem vínculo com o MEC (Ministério da Educação), mas que oferece uma aprendizagem efetiva e com certificação.
Os cursos livres podem ensinar, por exemplo, sobre o uso de uma ferramenta ou de um software, uma técnica ou uma língua estrangeira, e por aí vai.¿Outra característica positiva é que formações dessa modalidade podem ser práticas e conectadas com as inovações do mercado de trabalho.
Uma grande vantagem desta modalidade de ensino é o seu tempo de duração, que pode ser de um dia, uma semana ou alguns meses. Além disso, a curta-duração também é aliada pois garante que o conteúdo do curso vá direto ao ponto desejado.
8 motivos para fazer cursos livres

Agora que você já sabe o que são cursos livres e como eles podem ser seus aliados na busca por conhecimento, confira, a seguir, mais oito motivos para investir na formação!
1) Cursos livres não têm pré-requisito
Grande parte dos cursos livres não tem nenhum pré-requisito para serem realizados, ou seja, não exigem diploma de ensino médio ou graduação. Com isso, basta fazer a matrícula e iniciar os estudos.
Mas, atenção! Antes de escolher um curso, certifique-se de atender aos critérios pré-estabelecidos pela instituição para garantir sua matrícula e o aproveitamento total da formação. Esse detalhe é importante pois alguns cursos requerem conhecimento básico em áreas como informática, por exemplo.
2) Investir em atividades que você gosta é investir em você
Destinar alguns momentos para concentrar-se em algo prazeroso e diferente das obrigações do cotidiano pode ajudar a pensar melhor e organizar as ideias, além de reduzir o estresse.
Desta forma, cursos livres das áreas de gastronomia, comunicação, artes e até bem-estar podem ser uma ótima maneira de se conectar com novas atividades, conhecer pessoas e desenvolver habilidades que te fazem bem.
3) Apostar em um hobby ou transformá-lo em uma competência para o trabalho
Já pensou que um hobby pode se tornar uma competência útil à sua profissão? Se você gosta de falar outro idioma e se encanta por uma cultura diferente da sua, o domínio dessa língua pode ser importante no seu trabalho. Nesse caso, fazer um curso livre de idiomas é unir o útil ao agradável.
E esta é só uma das possibilidades, o curso livre de contador de histórias é uma outra opção interessante para desenvolver habilidades de comunicação, seja para contar histórias às crianças do seu convívio ou captar a atenção de colegas de trabalho em uma reunião importante. Legal, né?
4) Expandir horizontes e se atualizar para o trabalho
Se a intenção é buscar novidades da sua área de atuação, os cursos livres também podem te ajudar. Por tratar-se de conteúdos rápidos, são uma ótima forma de ir direto ao ponto e garantir sua aplicação no trabalho a curto e médio prazo.
E não se engane! Embora os cursos livres não tenham a necessidade de reconhecimento pelo MEC, as empresas costumam considerá-lo um bom sinal no currículo de funcionários e candidatos. Neste cenário, a formação em cursos livres é um indicativo positivo de preocupação e interesse pela atualização profissional.
5) Certificações para apoiar sua carreira
Muito procuradas por profissionais de tecnologia da informação, as certificações também são classificadas na modalidade de cursos livres. E a demanda não é à toa, certificações de tecnologia podem ser determinantes para alavancar carreiras em TI.
Estima-se que profissionais certificados por líderes de mercado na área podem conseguir um aumento salarial de, em média, 30%. Opções não faltam, especialmente as relacionadas às certificações oficiais de empresas de tecnologia, como Microsoft e Linux.

6) Explorar o empreendedorismo
Se você gosta de fazer pães e deseja se aperfeiçoar na área, pode se inscrever no curso livre de formação básica em panificação e abrir uma pequena padaria, por exemplo.
A panificação é apenas um dos inúmeros caminhos possíveis. Outra procura popular é para quem deseja trabalhar com serviços de beleza e bem-estar, com a busca por cursos livres como: designer de sobrancelhas, manicure, cabeleireiro e até quick massage.
Seja para empreender em um negócio próprio ou para garantir uma renda extra, os cursos livres são uma ótima oportunidade para começar uma nova atividade. Além disso, a experiência em sala de aula é um ótimo jeito de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus, trocar experiências e estabelecer uma rede de contatos para potencializar suas atividades profissionais e pessoais.
7) Porta de entrada para a transição de carreira
Muita gente que deseja mudar de área ou mesmo fazer transição de carreira não sabe como dar o primeiro passo para começar esse processo. As dúvidas surgem até mesmo sobre os possíveis lugares onde buscar informações e conquistar a autoconfiança necessária para tomar essa decisão.
É neste processo que os cursos livres podem ajudar, sendo uma porta de entrada para quem deseja entender melhor uma nova profissão. Neste caso, apostar na formação livre é uma excelente forma de experimentar uma nova área na prática e avaliar se a transição de carreira é o melhor caminho.
8) Grande oferta de cursos
Além de todos os benefícios que já citamos até aqui, outra grande vantagem de saber o que são cursos livres e apostar nessa formação é a abrangência de áreas nas quais estes cursos estão disponíveis.
Não importa se o seu interesse é por comunicação, beleza, saúde, gastronomia, tecnologia da informação, idiomas ou turismo, grande parte das áreas de atuação do mercado tem opções disponíveis que podem ser do seu interesse.
Aliás, você sabia que existem cursos livres de preparação obrigatória para determinadas atuações? Este é o caso da formação livre para trabalhar como¿bombeiro civil.
Dicas para investir em um curso livre
Como os cursos livres não passam por aprovações junto ao MEC, escolher uma instituição de ensino conhecida por sua referência na modalidade garante que seu investimento vai para o lugar certo.
Logo, ao buscar por instituições de ensino, pesquise por infraestrutura, qualidade de ensino, conteúdo das aulas e corpo docente. A credibilidade, a confiança e o reconhecimento social são uma garantia importante para fazer esse investimento.
Conheça os cursos livres no Senac São Paulo!
Agora que você aprendeu o que são cursos livres ficou fácil dar o próximo passo, né? Conheça o portfólio de cursos na modalidade livre do Senac e inscreva-se para continuar seu aprendizado!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO