Já parou para pensar o quanto o profissional de educação física precisou se reinventar diante das mudanças da sociedade e das transformações tecnológicas recentes?
A Educação Física está cada vez mais presente na nossa vida. No período escolar, é a disciplina responsável por colocar estudantes em movimento, além de tornar a atividade física uma grande aliada na busca pelo bem-estar físico e mental.
Mais que isso: seus benefícios associados à saúde também auxiliam no desenvolvimento de outras áreas da vida, como as habilidades socioemocionais, a autoconfiança e autonomia.
Com a popularização da prática esportiva, a Educação Física deixou de ser exclusividade do ambiente escolar, ganhou novos espaços e gerou novas oportunidades de atuação.
Além da prestação de serviços para clubes e academias, profissionais de educação física conquistaram espaços de atuação em locais como hotéis, SPAs e até hospitais.
Ou seja, a área está em um momento de expansão, especialmente pela criação de novas modalidades esportivas e a maior conscientização das pessoas sobre a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde.
Profissional de Educação Física: desafios e perspectivas de futuro
O profissional de educação física tem uma ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho.
A evolução da profissão trouxe novas possibilidades e alguns desafios. Entre as novas áreas de atuação surgiram especialidades como:
Avaliação física;
Consultoria esportiva;
Assessoria esportiva;
Treinamento;
Atendimento personalizado;
Entre outras.
Do ponto de vista das pessoas, os avanços tecnológicos também tiveram grande influência na evolução da área. Com novos dispositivos criados e o hábito de utilizar aplicativos para se exercitar, a forma como as pessoas praticam exercício mudou.
E não foi diferente para o profissional de educação física. A tecnologia também se tornou aliada destes profissionais, que passaram a ter acesso a ferramentas digitais mais completas, possibilitando tanto a personalização de treinos, como na análise de dados e monitoramento dos resultados de seus alunos.
Mas, como será que esses profissionais se adaptaram a tantas mudanças no trabalho? Será que as novas tecnologias vieram para substituir o profissional de educação física? Dúvidas como essa são muito comuns.
Mas, calma! Para que essas ferramentas tecnológicas sejam realmente eficientes e seguras para a saúde das pessoas, é necessário que profissionais de educação física sejam responsáveis pelo acompanhamento e orientação aos usuários durante a utilização desses dispositivos.
Só assim é possível garantir o sucesso na prescrição de exercícios físicos.
Tendências para o futuro da Educação Física
Para saber mais sobre o tema e ficar por dentro das oportunidades futuras, assista à live "A Renovação do Mercado de Trabalho na Educação Física".
Em um bate-papo cheio de trocas, especialistas do mercado te ajudam a entender como se destacar na área, além de apresentar, em detalhes, tendências do mercado e oportunidades de atuação.
Você vai ficar por dentro de temas como:
A importância do relacionamento interpessoal;
Desenvolvimento da comunicação;
Uso das novas tecnologias;
Plano de carreira;
Áreas de atuação;
Perspectivas para o futuro.
E aí, se interessou?
É só dar o play e aproveitar oportunidade para aprender mais!
BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO