7 possibilidades de atuação do profissional farmacêutico

Conheça a atuação ampla e reconhecida desse profissional e as diferentes oportunidades no mercado de trabalho.

O uso adequado de medicamentos é um dos focos da atuação do profissional farmacêutico.

No Brasil, a profissão de farmacêutico é popularmente conhecida pela sua importante atuação em farmácias e drogarias, responsável pela gestão de estoque, dispensação e orientação quanto ao uso correto dos medicamentos. 

Mas as possibilidades de trabalho vão muito além disso...

Trata-se de um profissional da área da saúde que atua fortemente na promoção, prevenção e recuperação da saúde de pacientes.

A profissão possui atualmente 135 especialidades e dez linhas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), órgão oficial que regulariza e fiscaliza a atividade no país. 

Entre as áreas de atuação do farmacêutico, estão:

  • Farmácia Clínica e Hospitalar;
  • Saúde Pública;
  • Práticas Integrativas e Complementares;
  • Toxicologia Clínica e Forense;
  • Farmácia Veterinária;
  • Indústria Farmacêutica e Cosmética;
  • Gestão de materiais e medicamentos.

Bastante coisa, né?

Apresentaremos, a seguir, algumas possibilidades que estão sempre em alta na atuação do farmacêutico no mercado de trabalho. 

Este conteúdo traz áudios de Claudinei Alves Santana, coordenador do Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário Senac - Unidade Tiradentes. 

Vamos lá?

 

Profissional farmacêutico: conheça 7 possibilidades de atuação

 

1. Farmácia clínica e hospitalar

 

Mãos de farmacêutico entregando remédio.

A Farmácia clínica e hospitalar é uma área de atuação importante em um cenário de saúde desafiador.

 

A farmácia clínica e hospitalar é a área em que o profissional farmacêutico utiliza seus conhecimentos de gestão farmacêutica, logística hospitalar e farmácia clínica junto a uma equipe multiprofissional.

Nessas equipes, o farmacêutico tem o papel de instrumentalizar os profissionais da saúde (médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas etc) a tomarem as melhores decisões em relação ao uso de um medicamento.

Seja no setor público ou privado, o profissional participa e colabora no processo de recuperação da saúde do paciente. 

Farmacêutico e a Consulta farmacêutica 

Realizar consultas farmacêuticas também está entre as atividades do profissional farmacêutico. Isso mesmo!

Trata-se de uma forma segura e acessível de pacientes terem orientações sobre o uso de medicamentos e tratamentos específicos.

Em uma consulta farmacêutica é possível, por exemplo, identificar possíveis interações medicamentosas e sintomas de reações adversas no uso de medicamentos durante um tratamento.

Por meio da consulta, o profissional também auxilia no combate à automedicação, principalmente por pessoas sem acesso ao atendimento médico.

Entre os locais de atuação do profissional farmacêutico clínico estão:

  • farmácias e drogarias;
  • farmácias de manipulação e homeopáticas;
  • farmácia hospitalar;
  • consultório farmacêutico público ou privado.
 
Sobre as consultas farmacêuticas, clique abaixo e ouça Claudinei Alves Santana.

 

 

2. Saúde Pública
 

A assistência farmacêutica está entre as principais formas de atuação do profissional farmacêutico na saúde pública.

 

Para quem não conhece, a Atenção Primária à Saúde (APS) costuma ser "porta de entrada" dos pacientes ao atendimento de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em uma APS, o profissional farmacêutico atua em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica, desde a requisição, recebimento, armazenamento e dispensação do medicamento ao paciente.

Outro destaque na Atenção Primária à Saúde é a possibilidade do farmacêutico integrar uma equipe multiprofissional de saúde.

Ao lado de outros profissionais, participa de visitas domiciliares a pacientes para acompanhar e promover cuidado e terapia personalizados.

Nessa equipe, o papel do farmacêutico é garantir a orientação para uso correto dos medicamentos, principalmente adequando às necessidades de cada paciente. 

Afinal, o cuidado farmacêutico nesses locais amplia o acesso da população aos medicamentos, além de colaborar decisivamente para o cuidado e a integralidade dos tratamentos. Importante, né?

 

3. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

 

O uso de florais e a homeopatia são algumas das práticas integrativas e complementares disponíveis no trabalho de farmacêutico.

 

As oportunidades de trabalho do farmacêutico nas chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) envolvem a homeopatia, aromaterapia, floralterapia, fitoterapia entre outros recursos na prevenção e tratamento de doenças.

Esse profissional especializado pode fazer a prescrição desse tipo de tratamento, assim como efetuar a manipulação, adaptando os princípios ativos e formas de atender às necessidades específicas do paciente.

 

Você sabia?

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são compostas por
24 recursos terapêuticos na busca por um tratamento integral e bem-estar das pessoas, considerando aspectos mentais, físicos e emocionais. Elas não substituem, mas complementam o tratamento médico tradicional.

 

4. Distribuição e Transporte de medicamentos

 

O profissional farmacêutico gerencia as etapas de transporte e distribuição de medicamentos e materiais para saúde.

 

Medicamentos e materiais para a saúde apresentam uma série de especificidades, seja no seu transporte ou armazenamento. 

Dessa forma, precisam ser transportados e armazenados de forma adequada, a partir de legislações especificas, a fim de não perderem suas características e se manterem próprios para uso.

Nesse sentido, o profissional farmacêutico pode atuar na logística de transporte de produtos, cumprindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como: 

  • farmoquímicos (produtos químicos com atividade farmacológica, que são usados para produzir medicamentos);
  • materiais médicos, medicamentos e outros produtos farmacêuticos;
  • demais substâncias e medicamentos que necessitam de controle especial.

Na prática, o profissional deve:

  • zelar pelo cumprimento das legislações sanitárias e demais normas;
  • supervisionar a adequação das instalações e seus procedimentos;
  • garantir boas práticas de transporte dos itens, entre outros.

Farmacêuticos que buscam trabalhar com o transporte de medicamentos podem atuar na indústria farmacêutica e cosmética, logística e distribuição.

 

5. Farmácia Veterinária

Novidades em manipulações de medicamentos para o mercado pet abrem novas oportunidades para atuar em farmácia veterinária.

 

Uma área diferenciada e próspera na atuação farmacêutica é a farmácia veterinária, que atende ao promissor mercado pet, voltado ao bem-estar dos animais de estimação.

Com o crescimento da indústria veterinária - e do carinho de tutores com seus animais domésticos - há cada vez mais novidades em manipulação de medicamentos especializados, que facilitam o cuidado com a saúde dos pets.

Um bom exemplo relacionado à farmácia de manipulação deste mercado são os biscoitos medicamentosos, que adaptam princípios ativos em forma de "snacks", facilitando o consumo do animal. 

Outro exemplo de sucesso é a criação de produtos cosméticos específicos para cães, gatos e outras espécies.  A novidade da área é o uso de tratamentos alternativos, como os florais, que também já ajudam tutores durante os tratamentos.

6. Indústria farmacêutica e cosmética

 

A indústria farmacêutica é um dos destaques na atuação profissional.

 

Na indústria farmacêutica, o profissional amplia ainda mais sua atuação, com destaque para sua participação nas áreas de produção, pesquisa/desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos, seja nas próprias indústrias ou no mercado de insumos e biotecnologia.

Uma das indústrias mais promissoras e que oferecem as melhores oportunidades está relacionada a  área de cosmetologia, que é a ciência farmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e elaboração de produtos cosméticos.

Na área de cosmética, o profissional farmacêutico colabora com a elaboração de formulações, produção, transporte e armazenamento dos produtos cosméticos, além de realizar testes toxicológicos e de eficácia. 

As oportunidades de trabalho na indústria cosmética costumam ser as mais concorridas no mercado, principalmente por conta da alta remuneração. 

Vale a pena anotar!

7. Toxicologia clínica e forense

 

A atuação em toxicologia amplia ainda mais as possibilidades de trabalho do profissional farmacêutico.

 

Antes de saber como atuar nessa área é preciso entender o conceito de toxicologia.  A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos que substâncias químicas têm sobre os humanos, animais e plantas.

O farmacêutico que pretende atuar em Toxicologia Clínica, por exemplo, terá que lidar em seu cotidiano com análise e classificação de agentes tóxicos, verificando possibilidades de intoxicação. O que pode contemplar o estudo do uso inadequado de medicamentos, drogas lícitas e ilícitas.

O farmacêutico especializado nessa área pode atuar também no controle de qualidade laboratorial e até conduzir o gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde.

Já a Toxicologia Forense refere-se à atuação do profissional em investigações criminais, na busca e identificação da presença de qualquer substância que provoque danos ou alterações no organismo humano, animal ou no meio ambiente.

É uma área interdisciplinar que envolve outros conhecimentos e a atuação de outros profissionais integrados na equipe. Bem desafiador, né?

Quanto ganha um farmacêutico?

De acordo com o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, o piso salarial de um profissional farmacêutico no Brasil é de cerca de três salários mínimos federais

A remuneração desse profissional pode aumentar de acordo com a sua área de atuação, experiência e especializações.

 

Mercado de trabalho 

Clique abaixo e ouça Claudinei Alves Santana.

 

 

 

Formação do farmacêutico

 

A formação superior em Farmácia é obrigatória para atuação profissional como farmacêutico.

 

Agora que você conhece sete possibilidades de trabalho na área, saiba os detalhes para se qualificar e ingressar nessa área cheia oportunidades!

Para ser um profissional farmacêutico é obrigatório concluir o curso superior em Farmácia e inscrever o diploma junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Estado onde você pretende atuar.

O curso de bacharelado de Farmácia varia de quatro a cinco anos. No Senac, a formação dura quatro anos. Ao longo desse período, o estudante desenvolve seu conhecimento a partir de uma formação interprofissional, ou seja, interagindo com colegas de outros cursos da área de saúde, como da Enfermagem.

Desta forma, os futuros farmacêuticos formados pelo Senac já começam a trabalhar de forma integrada com outras áreas, antecipando uma necessidade do mercado de trabalho.

Outro diferencial do curso no Senac é a importância dada às aulas práticas e de projetos, além das atividades em laboratório para simular situações reais e da vivência experenciada nos estágios obrigatórios.

 

Sobre os desafios de uma Faculdade de Farmácia, clique abaixo e ouça Claudinei Alves Santana. 

Estágio obrigatório


Esse curso superior exige estágio obrigatório. A etapa é de extrema importância, pois é considerada uma preparação para a carreira do futuro profissional.

É nessa fase da formação que o estudante consegue relacionar a teoria com a prática, receber orientações adequadas para suas atividades e sair bem preparado para vivenciar o mundo do trabalho na prática de sua profissão.

E aí, ficou interessado em cursar a faculdade de Farmácia? 

Conheça o curso de Bacharelado em Farmácia do Senac

BARRA DE PROGRESSO - FINAL DO CONTEÚDO

Colaboração:
https://www.sp.senac.br/documents/51828463/0/claudinei_alves_santana_senac_sp.jpg/f35728eb-5c3d-796e-2d28-e12c6e90c456?version=1.0&t=1676658824066&imagePreview=1
Claudinei Alves Santana
coordenador do Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário Senac.
https://www.sp.senac.br/documents/51828463/0/gisele_palmisano_senac_sp.jpg/fbb3e255-8ca2-9a88-236b-a66f9ce88f13?version=1.0&t=1673355456983&imagePreview=1
Giselle Guiguer Palmisano
coordenadora dos cursos de Farmácia do Senac São Paulo.
Ir ao topo